Nesta sexta, 10, na parte da tarde, acontece uma última, e provavelmente definitiva, reunião do Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital.
Será um encontro de ministros para que sejam discutidos os relatórios individuais e possivelmente já se bater o martelo sobre o padrão que será proposto ao presidente Lula.
A decisão deve ser pelo padrão japonês ISDB, com apenas uma pequena possibilidade de alteração caso o padrão DVB ou alguma das empresas a ele ligada consiga trazer algo concreto que reverta o jogo. As chances são mínimas.
Por parte dos japoneses, há um compromisso firme apresentado ao governo de se empreender esforços para transferência de tecnologia e capacitação de mão-de-obra no Brasil, fora o que já havia sido colocado em relação a investimentos e royalties.
Mas não há proposta de fábrica no País colocada no papel, ainda que essa seja uma perspectiva possível, mas futura.
Existe a chance de o padrão ser anunciado ainda nesta sexta, mas a possibilidade maior é no começo da próxima semana.
Já começou, também, um segundo momento de discussões entre os ministérios, em razão das regras de transição que, como se esperava, sairão após o anúncio do padrão.
Vários ministros planejam dar seus palpites nas regras que devem ser colocadas. Note-se que esse ainda não é o trabalho de análise do modelo, o que também deverá ser feito este ano, mas que passará também pelo Congresso.