A receita do mercado mundial de varejo móvel deve ultrapassar os US$ 12 bilhões em cinco anos, de acordo com estudo da consultoria Juniper Research. A consultoria atribui à proliferação de smartphones e da publicidade personalizada como os grandes responsáveis pelo crescimento das vendas de produtos por meio de dispositivos móveis.
O relatório analisa que, inicialmente, o mercado será dominado pela venda de produtos on-line por meio de cupons virtuais, mas, em 2013, a Juniper acredita que as vendas impulsionadas pela publicidade móvel ultrapassarão a receita com o comércio por cupons. De acordo com um dos autores da pesquisa, Howard Wilcox, "os varejistas finalmente perceberam que o celular é o único bem que está sempre com as pessoas, e isso pode se tornar uma grande oportunidade de negócio para eles. O mercado de vendas móveis oferece inúmeras possibilidades, inclusive de captação de clientes".
Segundo a consultoria, fatores externos, como o crescimento do uso de internet móvel e o aumento dos investimentos em banda larga móvel, serão determinantes para o varejo móvel. A Juniper acredita que, no período analisado, ficará cada vez mais fácil para o consumidor comprar pelo celular e as redes de varejo precisam acompanhar o mercado para se aproveitar disso.
- Comércio sem fio