A Indra finalizou o exercício de 2010 cumprindo todos os objetivos anunciados no começo do ano passado, destacando o comportamento altamente favorável da atividade internacional, tanto em vendas quanto em contratações.
As vendas alcançaram 2.557 milhões de euros, resultando em um crescimento de 2% comparado com o exercício anterior, ambos dentro do objetivo anunciado no começo de 2010. As vendas internacionais cresceram 10% e já supõem 40% das vendas totais. No mercado espanhol, as vendas reduziram 3%.
A contratação atingiu 2.882 milhões de euros, 7% a mais do que o ano anterior, superando o objetivo fixado em 5% no início de 2010.
A carteira de pedidos teve um incremento de 12%, alcançando 2.899 milhões de euros, equivalente a 1,14 vezes as vendas do período e acima do registrado no final do ano anterior.
A margem EBIT recorrente, antes dos gastos extraordinários, ficou em 11,2%, cumprindo o objetivo de se manter na faixa do nível atingido no exercício anterior.
O cumprimento destes objetivos teve lugar em condições de mercado de especial dificuldade que, como a companhia antecipou no começo do exercício, demandaram adequação de sua estrutura produtiva, que significou em custos extraordinários de 33 milhões de euros. Estes custos extraordinários cobrem a totalidade das medidas consideradas necessárias pela companhia, sem que sejam previstas novas atuações em 2011. Com isto, o lucro líquido de 2010 resultou em 189 milhões de euros, 4% inferior ao do exercício precedente. Sem considerar os mencionados gastos extraordinários, o lucro líquido teria crescido mais de 10%.
Crescimento de 41% das vendas na América Latina
Os mercados internacionais foram consolidados nos últimos exercícios como o motor de crescimento da companhia. O destaque de 2010 foi o aumento de 41% que foi registrado nas vendas na América Latina, que já correspondem a 15% das vendas totais.
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