Jeff Smith, investidor que dirige a Starboard Value, empresa especializada em campanhas de acionistas ativistas, continua a pressionar por uma "grande reforma" no Yahoo, encorajando a empresa a cortar custos, fazer a separação (spin-off) de sua participação no Yahoo Japan e se concentrar em seus negócios principais. A informação é do The Wall Street Journal.
Em uma carta enviada nesta segunda-feira, 9, a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, o investidor disse que as mudanças, que incluem até US$ 570 milhões em redução de custos anuais e US$ 4 bilhões em recompra de ações, poderiam adicionar US$ 11,70 por ação ao preço das ações da empresa, ou um aumento de cerca de 27%.
Um representante do Yahoo disse em um comunicado que a empresa mantém um diálogo aberto com todos os seus acionistas e que continua empenhada na execução continuada de sua estratégia.
No documento, além da pressão por mudanças, Smith elogiou os planos do Yahoo em realizar a cisão de seus quase US$ 40 bilhões no Alibaba, como um bom primeiro passo, mas disse que o movimento não é o suficiente para enfrentar os desafios atuais da empresa. O Yahoo tem lutado com declínios contínuos nos negócios de publicidade em seu portal na internet.
"Continuar a investir grandes somas para alterar a posição competitiva do Yahoo nos mercados ou categorias de produtos onde a empresa tem pouca história de sucesso no passado vai provar uma cara tentativa de produzir negócios em subescala", escreveu ele. "Em vez disso, acreditamos que o Yahoo deve se esforçar para alcançar as eficiências de escala e redução de custos, que são necessárias para sobreviver em uma indústria de publicidade na internet cada vez mais comoditizada e com preço competitivo", sugeriu.
Em outubro do ano passado, Smith chegou a pressionar pelo spin-off do Yahoo, que resultaria em duas empresas – uma delas consistiria na atividade principal, que é o Yahoo.com. e a segunda empresa ficaria responsável por gerenciar as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan. A razão da insistência do investidor pela separação do Yahoo estava no fato de acreditar que as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan valiam mais do que os cerca de US$ 40 bilhões de valor de mercado da companhia.