Dezesete profissionais responsáveis pela gestão de 21 franquias do Grupo O Boticário recebem, em tempo real, direto do smartphone, indicadores de performance de vendas, ticket médio por vendedor, produtos mais vendidos, entre outras informações, para tomar decisões rápidas e sugerir campanhas ou reforços, quando necessário.
Essa é a realidade dos gestores da rede de loja nas cidades de Campo Grande, Miranda, Aquidauana e Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
A rede de lojas adotou o TOTVS RetailApp. "Com indicadores analíticos, a ferramenta é fundamental para o nosso trabalho. É o primeiro acesso na manhã de todos os executivos da rede, pois nos permite ver todos os dados de performance do dia anterior e nos ajuda a planejar o próprio dia", destaca Suhel Rachid, gerente comercial do Grupo Valebrum, responsável pela operação das franquias O Boticário na região.
Em apenas uma semana, a rede de franquias implantou e começou a utilizar a solução. "É muito fácil de usar. A solução possui um tutorial em vídeo que possibilitou tirar todas as dúvidas que tínhamos", completa Rachid. De fácil customização, o app pode ser baixado pela App Store ou Play Store, então, basta relacionar o número de lojas e usuários, definir a hierarquia de acesso e já está pronto para uso.
De acordo com o gerente, a gestão das lojas tornou-se um processo instantâneo. Ter os indicadores na palma da mão, atualizados em tempo real, permitiu criar campanhas específicas para impulsionar a venda de uma determinada linha de produtos, com resultados concretos, além de possibilitar a transferência de vendedores para outras lojas, de acordo com a performance registrada, aumentando a produtividade de toda a rede.
O app trouxe uma mudança efetiva na gestão das lojas, tanto que as próximas ações comerciais serão também baseadas nas informações geradas pelo RetailApp. Assim como nas redes sociais, o aplicativo tem um botão de "curtir" para cada indicador. Como a solução é usada também pelo presidente do Grupo, o objetivo é que sejam realizadas campanhas com metas e incentivos, de acordo com as curtidas dele. "A usabilidade do app é muito simples, o nosso presidente é um usuário ativo. Com a precisão das informações que passamos a ter, vamos pautar as próximas iniciativas comerciais baseadas também nos indicadores fornecidos pelo TOTVS RetailApp", comenta.
Dados e números relevantes ao negócio de cada loja não ficam mais guadadas em planilhas, de difícil acesso. Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, comenta que a solução tem, ainda, recursos de integração com qualquer outra plataforma social e, com apenas um botão, é possível enviar, via SMS, e-mail, WhatsApp, dados ou comentários com instrução direta para a melhoria de performance ou atenção da equipe. "Os franqueados aderiram muito rápido ao app, pois perceberam os benefícios instantaneamente. E é para resultados como estes que a TOTVS trabalha para, cada vez mais, entregar ao mercado soluções mais simples e que resolvam problemas de negócios de nossos clientes", finaliza Maia.