Como um passo estratégico na jornada de compra e venda de créditos, a DebitumX chega ao mercado brasileiro e argentino como um marketplace completo de compra e venda de crédito, conectando investidores e cedentes em igualdade de condições.
Ao longo de duas décadas de experiência em gigantes do setor pela América Latina, o quarteto visionário, formado pelo CEO, Ignacio Dameno, o conselheiro Jeffrey Hoberman e os diretores Marcel Souza e Fernando Longo, amadureceu a ideia de democratização de serviços relacionados, obtendo êxito ao unir inovação e savoir-faire em um hub completo e 100% digital.
Segundo dados levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos (40,10%) estavam negativados em dezembro de 2022 – o equivalente a 65,06 milhões de pessoas. "Nossa jornada nos deixa confiantes para seguir o propósito de simplificar o processo de quem deseja ceder seus créditos com quem procura investir nestes produtos, entregando para elas um ecossistema digital, com soluções para diversos momentos dos nossos clientes", afirma Ignacio Dameno.
O mercado estima um volume recorde de cerca de R$ 75 bilhões em carteiras inadimplentes, mas com real potencial de ser quatro vezes maior, segundo projeta Marcel Souza, diretor comercial da DebitumX no Brasil. "Desde 1995, com a chegada do plano Real, o mercado de crédito brasileiro acumula carteiras pendentes, que podem ser negociadas gerando um volume ainda maior de compra de crédito. Uma das nossas missões é exatamente educar o mercado vendedor para essas negociações", diz.
A cessão de crédito pode ser uma verdadeira salvação não só para se livrar dos riscos de não receber, como também pela possibilidade de criar uma receita extraordinária no demonstrativo de resultado do exercício (DRE). "Ao vender uma carteira ativa de recebíveis, há uma redução nos ativos de créditos a receber, e uma injeção de resultado no Patrimônio Líquido (PL). Como isso é dinheiro no caixa, permite aos nossos clientes investirem onde precisarem no core business.", comenta Souza.
Segundo a empresa, usuários podem disponibilizar carteiras de créditos performing e non-performing de diversos segmentos, por meio de seu Marketplace integrado, que viabiliza soluções para companhias e instituições de atuações diversas, como: financeira, varejista, imobiliária,; além de serviços para créditos corporativos (acima de US$1 milhão), automotivo (veículos), dívida ativa, utilities, telecomunicações, entre outras verticais; administrando todo ciclo de venda, desde a análise inicial até o fechamento da operação.
Com forte expertise em Venda de Carteiras, Pricing & Analytics a DebitumX englobará todas as soluções de ponta em serviços de suporte end-to-end no processo de compra ou venda de carteiras. "Nossa visão de futuro é a da convergência digital onde todos os produtos, e serviços funcionem de maneira integrada, com ofertas mais abrangentes aos parceiros, gerando uma ampla oferta de produtos, ganhos de escala e redução de riscos. Daí a importância de uma estruturação de sistemas e tecnologia que tenha a capacidade de processamento e gestão integrada deste novo universo múltiplo e convergente", completa o CEO.