A BEA Systems anunciou o lançamento de três novos produtos criados para levar o conceito de web 2.0 para as empresas. A nova família inclui o BEA AquaLogic Pages, o BEA AquaLogic Ensemble e o BEA AquaLogic Pathway. Cada um dos produtos foi desenvolvido com o intuito tornar mais ágil a colaboração entre os usuários no ambiente de trabalho e fornecer recursos de administração do ambiente de TI e governança corporativa.
O AquaLogic Ensemble (antigo Project Runner), segundo a empresa, é uma ferramenta para desenvolvedores destinada a criação e o gerenciamento de aplicações "mashup" (aplicações interativas com conteúdos já existentes, como uma espécie de ?remix? de música), independentemente do desenvolvimento de uma plataforma específica e um ambiente de hospedagem. Já o AquaLogic Pages (antigo Project Builder) foi criado para possibilitar que usuários finais criem aplicações simples para web para utilizar em negócios do dia-a-dia, ajudando a melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.
Por fim, o AquaLogic Pathways (antigo Project Graffiti) foi desenvolvido para ser uma ferramenta colaborativa de busca e compartilhamento de informações e expertise nas redes sociais, que permite, por exemplo, que se compartilhe dados como os sites favoritos que estejam cadastrados no computador de um dos usuários da rede.
"Com o lançamento desses produtos, a BEA leva para empresas a possibilidade de alavancar os benefícios e as inovações do conceito de web 2.0, antes acessíveis apenas aos usuários finais. Agora será possível que funcionários de uma companhia troquem informações e colaborem nos sites e serviços virtuais da empresa, tornando o ambiente online mais dinâmico e com conteúdo mais organizado e relevante", afirma Marcos Pupo, diretor-geral da BEA Systems.
A BEA também anunciou o lançamento de um recurso para empresas que já estão habilitadas para a web 2.0.