O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolheu a Hughes, operadora de rede em banda larga via satélite, como uma das provedoras para fornecer acesso à internet durante os censos que serão realizados neste ano. Esta é a primeira vez que a contagem da população e o censo agropecuário serão feitos com o uso da comunicação via satélite. Ao todo, a Hughes implantará, nas próximas duas semanas, 176 pontos de acesso via satélite, nas regiões Norte e Sul do país.
De acordo como o IBGE, com o acesso via satélite os resultados preliminares da contagem da população e do censo agropecuário poderão ser apresentados 30 dias após a coleta de dados ter sido concluída. O instituto vai utilizar a rede da Hughes para interligar os 4 mil pontos não-informatizados, o que vai permitir aos pesquisadores conectarem seus PDA a um modem, por meio da tecnologia bluetooth, e enviar as informações por internet discada.
Os PDAs, a serem utilizados pelos 70 mil pesquisadores distribuídos em todo o país, estarão equipados de GPS (sistema de posicionamento global), para que o recenseador se localize na sua área de trabalho e capte as coordenadas geográficas de estabelecimentos agropecuários e domicílios da zona rural.
O IBGE diz que, além do levantamento de dados, a tecnologia vai eliminar a digitação dos questionários em papel, e a automatização do preenchimento e da crítica dos questionários aplicados, abreviando a duração a aumentando ainda mais a confiabilidade das entrevistas, eliminando eventuais correções posteriores e eliminando a ocorrência de não-respostas por equívocos do recenseador.
Outro benefício apontado pelo órgão será a automatização das eventuais atualizações no cadastro de endereços, que poderão ser feitas assim que necessário, via internet. O uso de palms conectados à internet, segundo o órgão, também possibilitará a transmissão dos resultados coletados ainda ao longo do período de coleta, o que permitirá a antecipação da análise de informações, com ganhos de qualidade e tempo na divulgação final.
Os censos 2007 começarão dia 16 de abril e haverá 1.106 pontos com desktops e acesso à banda larga, e outros 830 com acesso à Internet por meio de satélite. Para os dois censos, o IBGE resolveu ampliar sua presença no país, utilizando pontos virtuais distribuídos em escolas, prefeituras, associações que emprestarão o espaço para os recenseadores descarregarem as informações coletadas, que serão transmitidas por satélite para a base do IBGE no Rio de Janeiro.
A expectativa do IBGE é visitar mais de 30 milhões de domicílios e 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Serão levantadas informações sobre quase cem milhões de pessoas em 5.435 municípios com até 170 mil habitantes contemplados neste levantamento.