Pesquisa mundial realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU) para a AT&T revela que a maioria dos executivos (52%) acredita que uma rede convergida confere a suas empresas uma melhor defesa contra invasões nos seus sistemas de TI. Além disso, praticamente 70% sentem que a tecnologia IP ajuda a garantir a continuidade dos negócios após a ocorrência de uma emergência.
O estudo da EIU mostra que, cada vez mais, os executivos se sentem particularmente preocupados com os crescentes volumes de dados sobre clientes que têm e manipulam, sendo que 45% afirmam que, por manterem dados confidenciais de clientes em suas redes, se sentem ?extremamente? vulneráveis do ponto de vista de segurança eletrônica. Além disso, 41% responderam que o processo de analisar e agir, com base em dados detalhados de clientes, também aumentou significativamente sua vulnerabilidade.
Os hackers estão entre as piores ameaças à segurança mencionadas por praticamente metade (49%) dos executivos. A proteção contra vírus e worms também domina a mente dos administradores. Surgindo como uma das mais temidas ameaças está o roubo de identidade ? menção feita por um terço dos entrevistados ? e é provável que suas preocupações aumentem nos próximos três anos.
A pesquisa da EIU ainda destacou a importância do principal executivo de segurança (CSO). Embora o CEO continue, de uma maneira geral, sendo o principal responsável por decisões envolvendo segurança eletrônica (com exceção da Europa, onde cabe ao CIO assumir esse papel, na maioria das empresas), a importância do CSO cresce, com 12% das empresas confirmando que é o principal tomador de decisões.
?Segurança está ficando mais e mais importante no atual ambiente de colaboração?, comentou Lloyd Salvage, vice-presidente da AT&T no Reino Unido. ?Estamos constantemente falando com nossos clientes e ajudando-os a re-avaliarem suas exigências, para garantir que suas empresas estejam adequadamente protegidas em todos os momentos.?
A pesquisa ouviu 395 altos executivos e teve como título ?Segurança de Rede: Protegendo a Produtividade?. A conclusão é que a preocupação com segurança de rede continua sendo o principal obstáculo à implantação de uma rede convergida IP.
O estudo é o segundo de uma série sobre Convergência de Rede, desenvolvida pela AT&T em cooperação com a Economist Intelligence Unit. Os próximos estudos da série vão explorar a forma como as empresas enfrentam os desafios de gerir a integração de aplicações e a mobilidade na empresa.