Há uma forte tendência voltada para a terceirização de compras, antes aplicada basicamente a itens de menor valor agregado, sem influência direta no negócio da companhia. Hoje, aos poucos, a terceirização está sendo ampliada também para produtos de maior valor estratégico. É bem verdade que a maior parte do processo de terceirização ainda está focada na compra de itens indiretos. Mas também é fato que essa conduta já mostra uma visão altamente estratégica das companhias, pois estão ganhando um tempo precioso para a coordenação de outras atividades.
À medida que as demandas na gestão do processo de compras se tornam mais freqüentes nas grandes corporações, o caminho natural é terceirizar as responsabilidades. Dessa maneira, o outsourcing ? terceirização de compras ? se apresenta como um serviço vantajoso, pois elimina uma etapa complexa, que consome um tempo precioso. Sem essa obrigação, os profissionais da área de compras podem se dedicar mais a funções de maior importância para o core business da companhia.
A experiência do Mercado Eletrônico nesse segmento mostra que grande parte das empresas que buscam a terceirização tem como objetivo conquistar redução de custos, gestão estratégica na área de compras, aumento do volume de contratos, redução do lead-time de compras, incorporação de visão estratégica, satisfação do cliente interno, melhoria contínua dos processos e redução da base de fornecedores.
Porém, para obter resultados efetivos, é necessário que a empresa escolha um fornecedor de serviços de outsourcing que incorpore as melhores práticas de mercado e tecnologias acessíveis. Outro ponto vital é que a empresa, juntamente com o prestador de serviços, analise quais categorias devem ser terceirizadas, bem como definam as SLAs (Service Level Agreement) que devem ser implementadas para atender às necessidades estratégicas corporativas.
O grande diferencial para as organizações que optam pela terceirização é a aplicação dos níveis de serviços agregados. É possível controlar, mediante contrato, diferentes indicadores, como satisfação do cliente interno, gestão da qualidade do fornecimento, tempo de colocação de um pedido de compra, pontualidade na entrega realizada pelos fornecedores, aumento do prazo médio de pagamento, redução da base de fornecedores e aumento do número de compras.
Hoje, por exemplo, uma empresa de telecomunicações não precisa despender esforços para comprar um bebedouro nem se preocupar com pequenos serviços e reparos do cotidiano. Tem, sim, de direcionar a atenção de seus profissionais de compras para a aquisição de produtos diretos, relacionados ao core business, como equipamentos e componentes de telecom. A terceirização é a alternativa para as empresas que sabem que os produtos menos estratégicos têm um peso importante para o seu desempenho competitivo no mercado.
O serviço tem obtido um papel tão fundamental entre as empresas, que é possível observar um movimento de exportação dos seus modelos de negócios em comércio eletrônico para outras companhias do grupo ao redor do mundo. A evolução dos processos está relacionada, cada vez mais, às necessidades exigidas pela área de compras, que está em transformação constante e deve continuar a ser o fator determinante para a tomada de decisões em algumas corporações.
No Brasil, temos o privilégio de estar na vanguarda mundial, quando o assunto é inovação tecnológica nas áreas de compras e suprimentos.
* Luiz Gastão Bolonhez é Vice-presidente comercial e de marketing do Mercado Eletrônico