O Sabesp On-line, único sistema no Brasil a funcionar com certificação digital na area de utilities, em todas as fases de negociação, recebeu o Prêmio 19 de Março, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelas inovações de seu sistema de pregão eletrônico.
O Sabesp On-line foi desenvolvido com objetivo de garantir disputa justa entre as empresas fornecedoras de produtos e serviços, rapidez e transparência ao processo de compra, pois qualquer cidadão pode acompanhar o pregão pela Internet.
O sistema registra tudo que ocorre no processo, como credenciamento dos participantes, propostas de preço, negociação final do pregoeiro da Sabesp com o vencedor e até fase de recurso para algum participante que se julgar prejudicado.
Uma das inovações do sistema, segundo Álvaro Manuel Santos Mendes, superintendente de suprimento e contratações estratégicas da Sabesp, é a possibilidade de prorrogação de tempo para novos lances por parte dos fornecedores na etapa final do pregão eletrônico.
Segundo ele, existem alguns pregões que utilizam o tempo randômico, palavra usada para explicar os intervalos de um a 30 minutos escolhidos aleatoriamente por um sistema. Nesse caso, o processo pode ser finalizado a qualquer momento, de acordo com o capricho do sistema, às vezes impedindo que o valor seja reduzido ainda mais nos próximos lances.
"Por não utilizar esse artifício aleatório nosso pregão permite que os fornecedores continuem a fazer oferta até que todos os lances sejam feitos?, afirma.