Indústrias Romi aprimora relacionamento com clientes

0

A Indústrias Romi, fabricante de máquinas-ferramenta, injetoras de plástico e fundições – produtos utilizados por empresas dos setores automotivo, aeronáutico, de óleo e gás, siderúrgico, agrícola, de móveis e de utilidades domésticas, entre outros – adotou o Oracle Siebel CRM para aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes corporativos.

A empresa, que oferece também serviços de engenharia pré e pós-vendas, assistência técnica e peças de reposição, tem sede em Santa Bárbara d´Oeste, no interior de São Paulo, fábrica na Itália e subsidiárias de vendas e de serviços nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França. Além disso, desde fevereiro deste ano, a Romi  incorporou a Burkhardt + Weber, fábrica de máquinas-ferramenta na Alemanha.

Com mais de 80 mil clientes, com o Oracle Siebel CRM para sua gestão do relacionamento a empresa passou a acompanhar, de maneira mais efetiva, as oportunidades de vendas negociadas pela área comercial e identificar as probabilidades de conclusão de novos negócios e futuras demandas.

O projeto inicial da Indústrias Romi previa que a implementação da solução Oracle Siebel CRM fosse realizada apenas na área de vendas, a fim  de apoiar o trabalho de aproximadamente 70 funcionários. Mas a empresa rapidamente percebeu o potencial da tecnologia e ampliou a adoção  da solução Oracle para a assistência técnica, solicitação de peças de reposição e gerenciamento de comunicação telefônica com o consumidor. Atualmente,  sete departamentos da empresa utilizam o Oracle Siebel CRM, incluindo 600 usuários.

Em operação na Indústrias Romi desde maio de 2011, o Oracle Siebel CRM eliminou os controles manuais e não padronizados, viabilizando a automatização dos processos. Com dados mais consistentes, a empresa pôde planejar adequadamente suas vendas, atendendo as necessidades de seus clientes, com mais agilidade.

A solução Oracle Siebel CRM permitiu que os profissionais da área de vendas tivessem visibilidade estratégica da carteira de clientes, com cadastro de atividades, pedidos, solicitações de assistência técnica, entre outras informações. Com isso, foi possível promover uma melhor administração das atividades da área comercial e da geração de relatórios analíticos, o que potencializou a comunicação com os clientes e a tornou mais efetiva.

A ferramenta auxiliou ainda o sistema de suporte telefônico da Indústrias Romi. Hoje existe uma URA (interface entre o sistema telefônico e o banco de dados do Call Center/Computador) única para todas as chamadas, o que permite que o serviço de suporte seja feito automaticamente. No cenário anterior à implementação da solução da Oracle, o índice de perda de ligações era de mais de 30%. Agora é de apenas 4% de desistências durante a espera, sem perda de ligação, já que é possível rastrear esses clientes, para retornar o contato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.