Pesquisadores e empresas passam a contar com o Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano). A portaria que cria o SisNano (245, de 5 de abril de 2012) foi publicada nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). O sistema será formado por duas categorias de laboratórios – estratégicos e associados – e funcionará como um dos elementos do Programa Nacional de Nanotecnologia, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), associado ao Plano Brasil Maior, do governo federal.
O SisNano visa a desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no Brasil e de apoio às suas atividades, para atuarem no desenvolvimento de processos, produtos e instrumentação, envolvendo ciência e tecnologia na nanoescala.
A iniciativa objetiva ainda promover o avanço científico e tecnológico e a inovação na área, além de otimizar a infraestrutura, o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, promover a formação de recursos humanos e capacitar o país a desenvolver programas de cooperação internacional.