O anúncio do retorno de Mark Pincus para a Zynga, criadora de jogos online como FarmVille, baseado no Facebook, menos de dois anos depois de ter deixado o cargo de presidente-executivo (CEO), fez as ações da empresa desabarem nesta quinta-feira, 9. Os papéis da Zynga, que já haviam registrado queda de cerca de 10% no after-hours trading — negociação após o fechamento da Nasdaq —, na quarta-feira, 8, dia do anúncio, caíram quase 18% nesta quinta-feira, encerrando o pregão cotadas a US$ 2,38.
A reação de Wall Street se explica em grande parte pelo desgastasse de Pincus, que tem reputação de ser uma pessoa irascível e de personalidade difícil. Ele chegou a ser acusado, inclusive, de ter deixado o moral dos funcionários em farrapos, e responsabilizado pela queda das ações do Zynga, que abriu seu capital em dezembro de 2011 na Nasdaq, sob grande expectativa dos investidores. O que se viu, porém, depois do IPO, foi uma série de escorregões que minaram a confiança do mercado.
Em razão disso, Pincus, que é responsabilizado, por outro lado, pelo sucesso inicial do Farmville, foi substituído em julho de 2013 por Don Mattrick, que havia comandado a unidade de negócios do Xbox da Microsoft. A Mattrick é atribuída a estratégia bem-sucedida da Zynga no desenvolvimento de jogos de treinamento para dispositivos móveis — nicho de mercado que explodiu e cujo potencial de crescimento teria sido ignorado por Pincus, segundo os críticos.
Em um memorando distribuído na quarta-feira aos funcionários, Pincus elogiou o progresso de Mattrick à frente da empresa, observando que o segmento móvel foi responsável por 60% dos negócios da Zynga no ano passado. Mas, apesar disso, os resultados financeiros se mantiveram aquém das expectativas. A receita da empresa no ano passado foi de US$ 690 milhões, o que representa quase metade da receita de US$ 1,28 bilhão obtida em 2012, quando Mattrick assumiu. Perda da Zynga subiu para US$ 226 milhões no ano passado, antes US$ 209 milhões em 2012.
No memorando, Pincus sinalizou que pretende concentrar-se mais uma vez no uso de redes sociais para expandir a base de clientes de seus games, incluindo Empires & Allies e Dawn of Titans. Com informações de agência de notícias internacionais.