Papéis da Zynga desabam quase 18% com anúncio de retorno de ex-presidente e fundador

0

O anúncio do retorno de Mark Pincus para a Zynga, criadora de jogos online como FarmVille, baseado no Facebook, menos de dois anos depois de ter deixado o cargo de presidente-executivo (CEO), fez as ações da empresa desabarem nesta quinta-feira, 9. Os papéis da Zynga, que já haviam registrado queda de cerca de 10% no after-hours trading — negociação após o fechamento da Nasdaq —, na quarta-feira, 8, dia do anúncio, caíram quase 18% nesta quinta-feira, encerrando o pregão cotadas a US$ 2,38.

A reação de Wall Street se explica em grande parte pelo desgastasse de Pincus, que tem reputação de ser uma pessoa irascível e de personalidade difícil. Ele chegou a ser acusado, inclusive, de ter deixado o moral dos funcionários em farrapos, e responsabilizado pela queda das ações do Zynga, que abriu seu capital em dezembro de 2011 na Nasdaq, sob grande expectativa dos investidores. O que se viu, porém, depois do IPO, foi uma série de escorregões que minaram a confiança do mercado.

Em razão disso, Pincus, que é responsabilizado, por outro lado, pelo sucesso inicial do Farmville, foi substituído em julho de 2013 por Don Mattrick, que havia comandado a unidade de negócios do Xbox da Microsoft. A Mattrick é atribuída a estratégia bem-sucedida da Zynga no desenvolvimento de jogos de treinamento para dispositivos móveis — nicho de mercado que explodiu e cujo potencial de crescimento teria sido ignorado por Pincus, segundo os críticos.

Em um memorando distribuído na quarta-feira aos funcionários, Pincus elogiou o progresso de Mattrick à frente da empresa, observando que o segmento móvel foi responsável por 60% dos negócios da Zynga no ano passado. Mas, apesar disso, os resultados financeiros se mantiveram aquém das expectativas. A receita da empresa no ano passado foi de US$ 690 milhões, o que representa quase metade da receita de US$ 1,28 bilhão obtida em 2012, quando Mattrick assumiu. Perda da Zynga subiu para US$ 226 milhões no ano passado, antes US$ 209 milhões em 2012.

No memorando, Pincus sinalizou que pretende concentrar-se mais uma vez no uso de redes sociais para expandir a base de clientes de seus games, incluindo Empires & Allies e Dawn of Titans. Com informações de agência de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.