Pouco mais de um ano após iniciar o programa de aperfeiçoamento dos seus processos na área de desenvolvimento e manutenção de software de missão crítica, a Embraer obteve o nível 2 do selo de qualidade internacional CMMI (Capability Maturity Model Integration).
A consultoria ISD Brasil, que introduziu o modelo CMM no Brasil, acompanhou o desenvolvimento do programa na companhia. O objetivo foi o de melhorar os processos internos de cotação, planejamento e controle de projeto, e melhorar os processos de desenvolvimento de software.
O programa, que abrangeu a área de software embarcado para sistemas aviônicos e para estações de solo, contou com a participação de gestores e engenheiros de sistemas e de software, além de profissionais de outras áreas.
Segundo a Embraer, os processos existentes foram mapeados e adaptados para atender os requisitos do CMMI. As atividades de gestão de projetos foram implementadas, incluindo um programa de medições que deu subsídios para acompanhamento do projeto e tomada de ações.
O diretor de Engenharia e Desenvolvida da Embraer, Emílio Matsuo, informou que a prioriadade, agora, é consolidar o nível 2 do CMMI em outras áreas de desenvolvimento da companhia e partir em busca da conquista do nível 3.