A Avocent Brasil está lançando uma nova solução de gerenciamento no mercado sul-americano, o Virtual Media, cujo diferencial é o controle remoto completo de um data center, que permite instalar programas ou carregar dados em um servidor, sem a necessidade do acesso físico do profissional especializado até o dispositivo, com uma versão local e outra remota.
De acordo com o diretor comercial da Avocent Brasil, Marcelo Landi, o Virtual Media Remoto atende a demanda do mercado das grandes corporações que estão preocupadas com segurança nos acessos aos servidores e redução no tempo nas intervenções. Já o Virtual Media Local é focado no mercado de pequeno e médio porte. ?É uma tecnologia inovadora e que tornará o dia-a-dia dos administradores muito mais produtivo?, afirma Landi. Para utilizar a solução, é preciso contar com um software, switch e módulo de interface com os servidores apropriados.
A gerente do Departamento de Engenharia de Software da Avocent Brasil, Wanda Rosalino, explica que com a Virtual Media é possível os servidores acessarem CD-ROMs e outras mídias de armazenamento em qualquer ponto da empresa como se esses dispositivos estivessem conectados diretamente às suas portas USB. ?Os técnicos conseguem exercer as suas funções de maneira mais rápida e eficiente, sem comprometer a segurança física do data center?, coloca Wanda Rosalino. ?Além disso, garantimos a não-interrupção dos serviços comerciais essenciais aos usuários, dentro e fora da empresa?, completa.
?Esse trabalho faz com que os técnicos possam agir de forma rápida e fácil para mover e copiar dados entre a mídia de armazenamento e o computador?, explica a gerente. ?Os técnicos poderão executar ajustes no sistema operacional e nos aplicativos, fazer download de arquivos e executar testes de diagnósticos em servidores múltiplos sem jamais precisar se deslocar até o datacenter ou deixar suas mesas de trabalho. É possível até mesmo trabalhar em casa ou a caminho de algum lugar?, afirma.
Do ponto de vista de infra-estrutura, ao utilizar a Virtual Media local o servidor e a mídia de armazenamento serão conectados ao mesmo switch KVM e, assim, as transferências de dados serão executadas de forma out-of-band por meio do switch KVM. A gerente diz que, no caso da Virtual Media Remota, a mídia de armazenamento pode ser conectada a qualquer computador que esteja habilitado com a referida mídia, em qualquer ponto da rede. ?Os dados trafegam pela rede a partir do computador habilitado até o switch KVM e, a partir daí, são transmitidos via porta USB, do switch KVM até o servidor?, completa.
Experiência do usuário
Em Cingapura, onde o produto já foi lançado no começo do ano, o Institute of Technical Education (ITE), uma escola técnica ligada ao Ministério da Educação, que oferece cursos voltados ao mercado de trabalho A instituição conta uma estrutura de TI que apóia as necessidades da equipe de professores e pesquisadores, além de 40 mil estudantes.
São mais de 100 servidores hospedando um portal de acesso único, ferramentas de colaboração para o aprendizado on-line, o serviço de e-mails e o sistema de gestão empresarial entre outros recursos. Além disso, em 2005 a ITE ampliou suas instalações e criou a ITE College East, abrigando assim, um segundo datacenter, a uma distância física de 25 quilômteros do data center principal.
?Com esse sistema que implantamos da Avocent, conseguimos administrar de um mesmo local esses dois centros de dados?, explica o administrador da instituição, Seah Hock Chee. ?É uma grande facilidade, pois a equipe de TI consegue encontrar erros e fazer testes de qualquer local. Isso reduz extremamente nossa exposição a riscos?, avalia.