O BNDES aprovou financiamento de R$ 3,95 milhões, no âmbito da linha de apoio à inovação, à Partec Integração e Tecnologia para a Informática, do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O objetivo é a expansão da infra-estrutura do Arranjo Produtivo Local (APL) instalado no Pólo de Informática do município, a partir da construção de um prédio de 4.690 metros quadrados voltado para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A operação será efetuada de maneira indireta, por meio da Caixa Estadual – Agência de Fomento/RS.
A Partec é uma sociedade de propósito específico criada para executar o projeto e gerenciar a infra-estrutura após a conclusão dos investimentos. O empreendimento foi concebido e será gerido de forma cooperativa pelos empresários do Parque Tecnológico e pelas empresas Altus Sistemas de Informática, Digistar Telecomunicações, GVDASA Consultoria em Informática, Meta Serviços em Informática e SKA Automação de Engenharias.
O projeto deverá favorecer a realização de iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação e o surgimento de novas empresas. O empreendimento prevê a geração de 800 novos postos de trabalho nas empresas instaladas no Parque Tecnológico.
De acordo com o BNDES, ele também fortalece o conceito de APL no Pólo de Informática, uma vez que promove o compartilhamento e a racionalização da infra-estrutura a ser destinada ao crescimento das empresas instaladas no local e o desenvolvimento cooperativo de soluções para clientes, bem como a atração de outras empresas. Também facilita ligações com a indústria, a transferência de tecnologia e a comercialização da pesquisa acadêmica realizada na Unisinos, encorajando o surgimento de empresas spin-offs iniciadas por acadêmicos. Outro fator positivo é proporcionar acesso às atividades de pesquisa e desenvolvimento de ponta das empresas localizadas no parque.
O projeto faz parte de uma iniciativa mais abrangente que prevê a edificação de duas torres, totalizando uma área construída de 8.160 metros quadrados, além de estacionamentos. O Parque Tecnológico conta hoje com aproximadamente 7.600 metros quadrados de área construída, onde operam sete empresas. O atual projeto representará um incremento de aproximadamente 60% na área total construída do parque.