Em virtude da visita do papa Bento 16 ao Brasil, a Olitel Telecom desenvolveu e implantou, em parceria com a Telefônica, um projeto de comunicação de voz na Basílica de Aparecida e na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, onde o pontífice fará uma visita no dia 12 de maio.
Em abril, a integradora de soluções e a operadora instalaram toda a infra-estrutura de voz e preparam o local para uma futura interligação na comunicação dos dois locais via IP. Foram utilizadas soluções Alcatel-Lucent, sendo que na Basílica foi implantado o equipamento OmniPCX Enterprise, plataforma IP que integra todas as ferramentas de comunicação disponíveis no mercado (telefone, e-mail, mensagens instantâneas, etc.). Na fazenda foi instalado o OmniPCX Office, um PABX-IP híbrido que possui funções de internet.
Ao todo, o projeto soma 410 pontos que, segundo o gerente de contas da Olitel, Nuno Ribas, darão agilidade na comunicação e irão facilitar o acesso do usuário, que poderá usufruir serviços como voice mail, desvio de chamadas e conferência. ?Essa nova infra-estrutura de voz trará ainda uma diminuição de custos, principalmente, porque a Telefônica ofereceu serviços com tarifas reduzidas.?
A Olitel disponibilizou oito funcionários para fazer a adequação da infra-estrutura local, receber e instalar os equipamentos mais novos. Além disso, até o fim de maio, quatro técnicos estarão disponíveis 24 horas para atender qualquer demanda e oferecer suporte on-line durante a visita do papa e a realização da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, que acontece entre os dias 13 e 31 em Aparecida.