Segundo a Anatel, 70% dos novos acessos no Brasil são feitos a partir de pequenos provedores de acesso. De cada cinco novas residências, quatro são atendidas por provedores regionais. São 9.000 provedores locais registrados no País. Este é o universo que a catarinense Intelbras abraçou como seu desde 2012, e junto ao qual vem conquistando crescente market share.
A fabricante brasileira reúne em sua carteira de clientes cerca de 3.000 provedores de acessos regionais, sendo o Nordeste responsável por 29% dos negócios da companhia.
Trinta porcento dos municípios da região, os pequenos provedores são os principais fornecedores de Internet de alta velocidade. Juntas estas empresas foram a 4ª maior operadora do país – 80% atuam em cidades com número de habitantes inferior a 30 mil habitantes.
Essa operadora de pequenos e médios tentáculos perde participação de mercado apenas para a Claro (31%), Telefônica (28%) e Oi (21%), ressalta Amilcar Scheffer, diretor da unidade de redes da Intelbrás.
"O Nordeste é um mercado importantíssimo para a Intelbras", ressalta o executivo. Dentro do planejamento da empresa para a região, está a atuação de uma equipe qualificada e especialmente dedicada para oferecer suporte de pré e pós-venda.
Para 2018, a meta da fabricante brasileira é superar o crescimento previsto para o mercado de provedores, chegando a 30%. Novamente, o Nordeste tem potencial ainda maior, tendo em vista o crescimento médio de mais de 40% calculado pela empresa nestes primeiros quatro meses do ano.