O presidente Joe Biden anunciou nesta quarta-feira, 8, em Wisconsin um investimento de US$ 3,3 bilhões da Microsoft para construir um data center para suportar a demanda de inteligência artificial, divulgou a NBC News.
O data center será construído na propriedade de uma instalação planejada da Foxconn de US$ 10 bilhões, que Donald Trump elogiou durante sua presidência como um grande renascimento da fabricação de tecnologia nos EUA.
Mas esses planos nunca se concretizaram totalmente. A Foxconn, com sede em Taiwan, mais tarde reduziu drasticamente os planos para a fábrica, que Trump certa vez chamou de "a oitava maravilha do mundo", reduzindo o número de novos empregos de 13.000 para as cerca de 1.000 vagas que estão preenchidas agora, segundo o Milwaukee Journal Sentinel.
Biden disse que o projeto fracassado da Foxconn durante a presidência de Trump deixou moradores e trabalhadores de Wisconsin para trás, acrescentando que levou à demolição de 100 casas e fazendas e ao desperdício de centenas de milhões de dólares dos contribuintes.
Biden elogiou o investimento da Microsoft no data center de IA como "um investimento "transformador" em infraestrutura, especialmente para a população de Racine, que, segundo ele, terá a oportunidade de obter treinamento para novos empregos bem remunerados que não exigem quatro anos de faculdade".
Espera-se que o investimento da Microsoft no data center de IA empregue 2.300 trabalhadores sindicalizados na construção e crie 2.000 empregos permanentes ao longo do tempo, disse a Casa Branca, acrescentando que quase 4.000 empregos foram criados em Racine, um terço deles na indústria, e 177.000 em Wisconsin. desde que Biden assumiu o cargo.
A Microsoft também planeja fazer parceria com a Gateway Technical College em Wisconsin para desenvolver um centro de treinamento para preparar 1.000 residentes para empregos em data centers e funções em ciência, tecnologia, engenharia e matemática até 2030, com o objetivo de empregar até 2.000 pessoas em funções permanentes em suas instalações em Racine, disse a Casa Branca. Também investirá na formação de 1.000 líderes empresariais para adotarem IA nas suas operações.