A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai padronizar as especificações técnicas para os editais de compras de microcomputadores feitas do governo federal. O objetivo é facilitar o processo de aquisição e melhorar a qualidade dos equipamentos dos órgãos públicos. A medida também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais.
A proposta ficará em consulta pública até o dia 12 de junho no portal www.governoeletronico.gov.br. As especificações vão padronizar três categorias de equipamentos: básico, padrão e avançado. O primeiro possui as características básicas para utilização no ambiente de trabalho, como aplicações de escritório, acesso à Internet, correio eletrônico, entre outros. O segundo possui características de processamento superiores com relação à estação básica e possui melhor desempenho para um uso mais intenso. O terceiro padrão possui recursos computacionais avançados e se destina ao uso intensivo do computador, como na utilização de programas gráficos ou no desenvolvimento de sistemas informatizados.
A proposta foi discutida junto a especialistas da área acadêmica, do governo e também com fornecedores dessa área. Finalizada a consulta pública, o padrão de especificação passará por uma fase de teste por três meses quando ainda será opcional. Passado esse prazo, a utilização dessas especificações será obrigatória. As especificações estarão disponíveis no portal de compras do governo federal www.comprasnet.gov.br .
Posteriormente, a SLTI também vai definir especificações para outros bens de informática como servidores de rede, notebooks e impressoras. A intenção, a médio prazo, é reunir todas essas informações em um portal específico.