Infra-estrutura de TI e telecom entrou em campo na Copa

0

O pontapé inicial d Copa do Mundo 2006 foi dado nesta sexta, 9/6, em Munique, com a partida entre Alemanha e Costa Rica.

Os torcedores de uma maneira geral não têm idéia do complexo tecnológico e de telecomunicação por trás do show de bola. O centro de comando de TI (ITCC, na sigla em inglês), em Munique, carrega números impressionantes, a começar pelos 15 terabytes de voz e dados, equivalentes a 100 milhões de livros, que serão transmitidos durante o mês da Copa do Mundo. Redes IP, cabeadas e wireless, levarão voz e dados aos torcedores, a partir de um complexo logístico envolvendo 12 cidades e seus respectivos estádios.

A Fifa comanda o show exibido pelos jogadores, que mais de 90 países que compraram os direitos de exibição poderão ver devido à infra-estrutura montada por Avaya e Deutsche Telekom, patrocinadores oficiais ? ao todo são 16.

Por meio do ITCC será possível transmitir os jogos para cerca de 3 bilhões de pessoas via televisão, rádio, internet e mídia impressa. Embora pentacampeões, os brasileiros, em sua maioria, só verão o espetáculo em televisão analógica, mesmo com a transmissão da cobertura por HDTV já disponível.

Massificação do sinal de televisão digital no Brasil, só na Copa de 2010, a ser realizada na África do Sul. Telinhas, telões, PCs, enfim, de qualquer mídia será possível assistir aos jogos realizados na Alemanha. Até o satélite entrará em campo para garantir que o sinal chegue a todos os torcedores.

Para isto, foi montada uma infra-estrutura gigantesca. Para se ter uma idéia da dimensão, só as madeiras usadas na montagem do sistema de refrigeração no ITCC serão suficientes para construção de 60 casas populares, disse o responsável pela solução de TI da Copa Mundial pela Avaya, Doug Gardner. Daqui a um mês serão doadas para esta finalidade, disse.
Com acesso controlado inclusive por raio-X, o ITCC possibilitará que a imensa rede convergente de comunicações seja usada por seleções, árbitros, jornalistas e funcionários da Fifa e do comitê de organização.

Na grade estão tarefas desde o credenciamento, recebimento e envio de informações sobre os jogos até providências sobre transporte para o torneio. O chairman e CEO da Avaya, Don Peterson, explicou que os fotógrafos poderão transmitir fotos digitais via rede sem fio até mesmo dos campos de futebol, uma evolução em relação à Copa de 2002.

A Avaya não revela quanto está investindo na infra-estrutura, mas não há dúvida sobre os dividendos que receberá em relação à divulgação mundial de sua marca, não apenas durante as 64 partidas, de 9 de junho a 9 de julho, mas também na reconfortante reverberação a se seguir após o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.