A RFS-Radio Frequency Systems, fabricante mundial de soluções para comunicação sem fio, está aproveitando o aquecimentodo dos investimentos em TV digital para fechar importantes projetos com redes transmissoras nas regiões Sul e Nordeste do país.
Atutalmente, a empresa contabiliza mais de 20 propostas em tramitação em diferentes regiões do país, e vem acompanhando as definições dos padrões dos demais países da América Latina para desenvolver produtos específicos para atender à futura demanda regional.
No Brasil, a movimentação do setor é ocasionada pelo prazo estabelecido para a migração total do sistema analógico para o digital em 2016. "Muitas emissoras não querem esperar por mais oito anos para lançar sua TV digital. A concorrência é grande e quem chegar primeiro, poderá ter vantagens na conquista do telespectador", destaca Solange Almeida, diretora de desenvolvimento de negócios da RFS.
Desde o ano passado, a RFS tem participado desse processo de migração de tecnologia, tornando-se responsável pela implementação da infra-estrutura das principais emissoras de São Paulo, que iniciaram as transmissões digitais em dezembro do ano passado.
Agora, para ampliar sua participação, a companhia está desenvolvendo novos produtos e aplicações como o PHP5S e PCP, painéis de polarização horizontal e vertical; o CMR Meter, que mede localmente a potência refletida e transmitida; e o Monitoring System V2, que promove o monitoramento remoto de todo o sistema, permitindo o acesso de dados coletados e armazenados via laptop.
"Nossa meta é ampliar o portfólio para manter nossa posição no fornecimento de soluções completas para os sistemas de TV Digital", resume Solange.