O mercado mundial de aplicativos para dispositivos móveis registrou receita de US$ 10 bilhões no ano passado e deve alcançar US$ 32 bilhões até 2015, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira, 9, pela Juniper Research. A maior parte do faturamento do setor, segundo a consultoria, virá de serviços de valor adicionado (SVA), como transmissão de mensagens curtas (SMS), publicidade on-line móvel e principalmente downloads pagos.
A Juniper observa que, por mais que o iPhone, da Apple, tenha sido responsável por uma enorme quantidade de downloads – a fabricante já registra mais de 4 bilhões de aplicativos baixados por meio do smartphone -, investir apenas nesse aparelho pode ser um grande erro, já que, segundo a Juniper, ele ainda não tem uma grande penetração nos chamados mercados emergentes.
Na opinião do responsável pelo estudo, Windsor Holden, se a indústria de aplicativos móveis quer adotar um modelo baseado no download de aplicativos, ela deve se preparar para atender uma grande quantidade de aparelhos diferentes e oferecer serviços para mercados de massa.
O relatório aponta, também, outro fator que deve ser levado em consideração: é que um grande número de downloads não significa necessariamente um aumento na receita. Tomando o próprio exemplo da Apple, a Juniper diz que apenas entre 5% e 15% dos aplicativos da Apple são pagos, portanto, um modelo em que é levado em conta apenas a quantidade de aplicativos baixados é ineficiente. O desafio, segundo a pesquisa, ainda é encontrar uma forma de "monetizar" a escala de usuários, sem depender diretamente da venda de publicidade nos aplicativos.
- Expansão