Receita mundial de aplicativos móveis crescerá 220% em cinco anos, aponta estudo

0

O mercado mundial de aplicativos para dispositivos móveis registrou receita de US$ 10 bilhões no ano passado e deve alcançar US$ 32 bilhões até 2015, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira, 9, pela Juniper Research. A maior parte do faturamento do setor, segundo a consultoria, virá de serviços de valor adicionado (SVA), como transmissão de mensagens curtas (SMS), publicidade on-line móvel e principalmente downloads pagos.
A Juniper observa que, por mais que o iPhone, da Apple, tenha sido responsável por uma enorme quantidade de downloads – a fabricante já registra mais de 4 bilhões de aplicativos baixados por meio do smartphone -, investir apenas nesse aparelho pode ser um grande erro, já que, segundo a Juniper, ele ainda não tem uma grande penetração nos chamados mercados emergentes.
Na opinião do responsável pelo estudo, Windsor Holden, se a indústria de aplicativos móveis quer adotar um modelo baseado no download de aplicativos, ela deve se preparar para atender uma grande quantidade de aparelhos diferentes e oferecer serviços para mercados de massa.
O relatório aponta, também, outro fator que deve ser levado em consideração: é que um grande número de downloads não significa necessariamente um aumento na receita. Tomando o próprio exemplo da Apple, a Juniper diz que apenas entre 5% e 15% dos aplicativos da Apple são pagos, portanto, um modelo em que é levado em conta apenas a quantidade de aplicativos baixados é ineficiente. O desafio, segundo a pesquisa, ainda é encontrar uma forma de "monetizar" a escala de usuários, sem depender diretamente da venda de publicidade nos aplicativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.