Embora o projeto de lei que regulamenta o trabalho a distância, o chamado teletrabalho, ter sido aprovado em dezembro do ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, essa modalidade de atuação profissional ainda é pouco exercida no Brasil, especialmente nos contact centers, que no exterior têm sido os pioneiros na adoção do teletrabalho. A afirmação é de especialistas do setor que nesta quinta-feira, 9, participaram do Seminário Call Center IP + CRM, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
De acordo com Anibal Villanova, gerente de contas da Aastra Telecom do Brasil, as empresas brasileiras ainda não têm uma cultura para o teletrabalho. "De modo geral, as empresas têm a ideia de que quem trabalha em casa ou remotamente é pouco produtivo. Mas, na verdade, é o exatamente o contrário, já que em grande parte das vezes ele acaba trabalhando muito mais do que se estivesse sentado em uma mesa na empresa." Para ele, a razão de pensarem assim é que a mentalidade gerencial no Brasil ainda é muito conservadora. "As empresas precisam entender que o fundamental não é o funcionário cumprir horário, mas tarefas", ressalta Villanova, ao dizer que a grande maioria das empresas não tem conhecimento sobre como medir e gerenciar o empregado remoto.
O consultor de soluções para contact Center e colaboração da Siemens Enterprise Communications, Marcos Kleber Kunyosi, observa que hoje existem várias ferrramentas que permitem fazer o gerenciamento do trabalho a distância. Um dos aspectos positivos do teletrabalho é que ele abre mercado para pessoas que não tem acesso ao trabalho, como aquelas com problemas de físicos de locomoção. Na opinião de Alexandre Paiva, diretor regional de vendas da Nice Systems,a tecnologia disponível hoje no mercado permite que se trabalhe em casa e de maneira bastante produtiva. "O brasileiro ainda não tem essa cultura, mas é apenas uma questão de tempo para que essa modalidade de trabalho se consolide no mercado", finaliza.
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