A Visa anunciou nesta quinta-feira, 9, a aquisição da Fundamo, fornecedora de plataforma de serviços financeiros móveis para operadoras de telefonia móvel e instituições financeiras. O valor da transação gira em torno de UD$ 110 milhões, quantia a que será paga em dinheiro.
A expectativa da Visa é que o negócio seja concluído ainda nesta quinta. A administradora de cartões de crédito e débito diz que a aquisição amplia sua estratégia global de pagamento móvel (mobile payment), que passou a ser um dos seus principais focos de atuação.
Empresa de capital fechado, sediada na Cidade do Cabo, na África do Sul, a Fundamo conta atualmente com uma base de mais de 5 milhões de clientes em mais de 40 países, incluindo 27 países na África, Ásia e Oriente Médio, e tem potencial para atingir mais de 180 milhões de consumidores com sua plataforma de serviços financeiros móveis.
A plataforma da Fundamo, segundo a Visa, permite a oferta de serviços financeiros móveis para os consumidores não bancarizados e sub-bancarizados ao redor do mundo – incluindo pagamentos entre pessoas físicas, recarga de celular, pagamento de contas e serviços bancários não-presenciais, como correspondente bancário.
A Visa também assinou nesta quinta um novo acordo comercial com a empresa Monitise para ampliar o fornecimento de serviços financeiros móveis aos portadores de seus produtos em conjunto com as instituições financeiras parceiras. A experiência da Monitise consiste em customizar aplicações móveis para uma ampla gama de modelos de telefones celulares e sistemas operacionais que permitem que a Visa virtualize seus cartões possibilitando a integração dos aparelhos móveis e oferecendo globalmente uma nova maneira de realizar pagamentos.
Um dos principais focos desta aliança é a introdução de novos serviços móveis aos atuais portadores de cartões Visa fora dos Estados Unidos, permitindo que os pagamentos eletrônicos atendam às necessidades diárias dos consumidores, incluindo recarga de celular, pagamentos de serviços de utilidade pública e passagens de transporte.
- Negócios