A Verizon não esconde de tem muito interesse em arrematar os ativos de internet do Yahoo, que inclui áreas de tecnologia de publicidade, ferramenta de buscas e a área de conteúdo, como Yahoo Finance e Yahoo Sports. Mas ela parece estar cada vez mais convencida de que o negócio não sairá barato e que talvez tenha que adquirir outros ativos da empresa nas quais não tem nenhum interesse.
De acordo com notícia veiculada pela CNBC nesta quinta-feira, 9, a Verizon teria dado um novo lance, no valor de US$ 3,5 bilhões, na segunda rodada do leilão, apesar de ter participado da primeira etapa da licitação do Yahoo. Entretanto, a oferta estaria na faixa de preço mais baixa na comparação com outras propostas que, segundo a emissora de TV americana, excederam US$ 5 bilhões no total.
Ao contrário de alguns lances, a oferta da Verizon não inclui patentes e outros ativos, como imóveis, propriedades etc., cujo valor de cada um é estimado em mais US$ 1 bilhão. Isso significa que se Verizon quiser vencer o leilão para o negócio de internet do Yahoo ela terá que assumir outras partes da empresa, como suas propriedades e prédios de escritórios, que não estão sendo leiloadas na atual etapa.
"Isso coloca muita pressão sobre a Verizon, que terá de fazer oferta não apenas pelos ativos de web, mas também para patentes e imóveis", avalia Eric Jackson, diretor da SpringOwl Asset Management, em entrevista à Business Insider. Ele não acredita que alguma coisa tenha mudado na forma como Verizon avalia o negócio do Yahoo.
Mas ela deve mudar essa percepção em breve, segundo analistas de mercado, simplesmente porque agora está enfrentando concorrentes de peso na licitação, como a Quicken Loans, do bilionário Dan Gilbert, que se juntou a Warren Buffett para fazer seu lance no mês passado. Isso sem falar na entrada no páreo de grandes empresas como a Comcast e Fox como possíveis participantes surpresa nas próximas semanas.