A pandemia de Covid-19 foi um acelerador na digitalização de serviços públicos. A quarta edição do Painel TIC Covid, produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostra que 85% dos brasileiros que acessam a internet relataram usar algum serviço do governo eletrônico nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Em 2019 a proporção era de 68%, representando aumento de 17 pontos percentuais em apenas dois anos. Os novos hábitos da população são percebidos também em levantamento feito pela IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de softwares para gestão pública. Dados referentes a municípios do Sul do País e dos estados de Minas Gerais e São Paulo indicam crescimento de 120% nos pedidos de serviços públicos municipais pela internet nos dois primeiros meses de 2022, comparado ao mesmo período de 2020.
Há uma grande variedade de serviços disponíveis. O levantamento feito pela Cetic destaca que entre os serviços mais procurados estão aqueles relacionados à saúde pública e a emissão ou regularização de documentos pessoais (RG, CPF, passaporte ou carteira de trabalho). A população tem se informado e procurado canais online para resolver pendências do dia a dia. No relatório que detalha o resultado da pesquisa, o Cetic afirma: "A oferta de serviços públicos on-line durante a pandemia foi fundamental não apenas para dar continuidade aos serviços até então prestados de maneira presencial, mas também para viabilizar políticas públicas emergenciais à população mais afetada pela crise sanitária".
"A digitalização é um caminho sem volta e a gestão pública precisa acompanhar os hábitos e necessidades da população. A tecnologia permite que o cidadão acesse serviços variados, que vão desde a emissão de guias de IPTU e solicitação de Alvarás até agendamentos de consultas e exames. Os serviços via internet evitam impressões, deslocamentos, perda de tempo e dinheiro, além de otimizar os processos e reduzir a burocracia," explica Juliano Carneiro, coordenador de Marketing da IPM Sistemas.