Faleceu nesta quarta-feira,7, o engenheiro José Luiz Cerqueira César (65), que ocupou o cargo de vice-presidente de tecnologia e logística do Banco do Brasil. Era graduado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e foi responsável e patrocinador de centenas de projetos de produtos e serviços financeiros, integração de redes e canais eletrônicos no varejo e no mercado financeiro, com destaque para a consolidação do Banco 24 Horas, a implementação de soluções de pagamentos eletrônicos em redes de lojas, a modernização e reestruturação da Bolsa de Mercadorias & Futuros (atual B3), e a implantação do Sistema Brasileiro de Pagamentos e suas Câmaras de Compensação.
Cerqueira era bastante conhecido como Mixirica, apelido que ganhou no movimento estudantil dos anos 70, foi um defensor do uso de software livre e de PCs de montadores locais pelo mercado financeiro.
Atuou como Diretor Executivo do Banco 24 Horas, Unibanco e BM&F, e Vice-Presidente do Banco do Brasil. Participou dos conselhos da Visanet/Cielo, Grupo Telemar, Banco Popular e Fundação Banco do Brasil. Especializado em gestão de empresas e projetos de alta complexidade nas áreas social, tecnológica, organizacional e governamental.
Estava internado havia 17 dias no Hospital Universitário da USP. Era divorciado e deixa 2 filhos.