Vivo monitora sintomas para orientar colaboradores sobre COVID-19

0

Manter as atividades em meio à pandemia do novo coronavírus e com funcionários espalhados por todo o Brasil é um desafio que a Vivo tem superado a cada dia. Além de adotar todas as medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde para proteger seus colaboradores, a empresa adotou a plataforma Implus Monitor, que faz o acompanhamento diário dos mais de 33 mil colaboradores da empresa.

Por meio de inteligência artificial, o Implus Monitor faz notificações diárias via celular, com perguntas simples para saber como está a saúde dos usuários. "Em caso de qualquer resposta indicativa de sintomas de Covid-19, o sistema gera alertas a nossa equipe de saúde que entra em contato diretamente com o colaborador. A partir disso, ele é encaminhado ao atendimento mais adequado", explica Julyana Viera, diretora da Implus Care, empresa especialista em linhas de cuidados em saúde e prevenção do Grupo Implus.

A ferramenta também possibilita que até oito dependentes que residam com o colaborador sejam acompanhados. "Com isso, amplia-se a possibilidade de detecção do vírus antes que ele chegue à empresa", avaliaa executiva..

Para dar um suporte completo aos colaboradores, a Vivo também contratou os serviços de acompanhamento médico dos casos confirmados de Covid-19 e também daqueles que se enquadrem em casos suspeitos ou em grupos de risco.

"Optamos por essa ferramenta porque ela nos dá informações em tempo real já nos primeiros sintomas e, assim, podemos buscar a melhor forma de atender os nossos colaboradores com protocolos adequados. A partir daí, podemos apoiar com as ações mais acertadas e orientar o colaborador para um atendimento assertivo e específico, mantendo-o monitorado", comenta Luiz Xavier, diretor de Relações Trabalhistas e RH da Vivo.

O monitoramento tem se mostrado uma solução simples de implementar e efetiva para os gestores. "A informação no tempo certo é uma das principais ferramentas de gestão da saúde populacional. Temos visto isso não só em empresas. Gestores públicos de todo o mundo têm usado a informação para definir as medidas a serem tomadas", ressalta o médico e CEO do Grupo Implus, Cezar Berger.

Programa Retoma

O Implus Monitor é uma das ferramentas do Programa Retoma, que reúne uma série de serviços desenvolvidos para auxiliar as empresas nesse período de pandemia. O projeto foi elaborado com base na expertise do Imtep e da Implus Care, empresas do Grupo Implus.

A iniciativa criou uma abordagem completa, agregando serviços de assessoria em saúde e segurança do trabalho, gestão de mão de obra, serviços de atendimento médico, planos de contingenciamento e processos de acompanhamento de funcionários com soluções tecnológicas. "São soluções integradas para que o empresário tenha a segurança de trazer o seu colaborador de volta ao ambiente de trabalho e que o colaborador se sinta seguro ao lado dos colegas e também da família", comenta Berger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.