A Neos firmou parceria com a Unicamp oferecendo bolsas de estudo a universitários dedicados a projetos de IA com metodologia design thinking.
Um dos bolsistas selecionados é Guilherme Vettorazzi Vargas, autor do Projeto Data Maker, que envolve estudo dos padrões de compra para aprimoramento, através de inteligência artificial, do sistema de recomendação, oferecendo indicações mais assertivas, melhorando assim o ticket médio e a previsão de vendas, além do provisionamento de estoque e aumento de receita.
Já o Projeto Atribuição Multi-Contato, de autoria de Sérgio Bueno, tem objetivo de estimar o valor de cada ponto de contato que conecta o varejista com o cliente, visando levar o relacionamento a um nível mais profundo no funil de vendas. Segundo ele, através de uma técnica de machine learning, que visa predizer a probabilidade de conversão por parte do cliente durante suas interações, esta aplicação pode ajudar o varejista a exibir anúncios para clientes potenciais no lugar certo e na hora certa.
"Este modelo tem o potencial de nutrir o varejista com informações que permitam dotar o funil de vendas da capacidade de se adaptar a cada cliente, oferecendo o melhor produto (ou mensagem), bem como identificando se é o melhor momento e maneira certa para otimizar toda a experiência durante a sua jornada", explica
Estado da Arte
Vargas diz que o diferencial desses projetos tecnológicos está na metodologia empregada. "Estamos usando o estado da arte daquilo que já existe. A academia precisa também construir coisas de uso fácil, que alguém de fato vai utilizar e as empresas vão comercializar."
A Neos, que tem em sua carteira de clientes empresas como Nespresso, Alpargatas e St. Marché, pretende expandir seu horizonte de atuação, entregando produtos e tecnologias para negócios de diferentes mercados e segmentos, desde redes de varejo, prestadores de serviço até a indústria.
Segundo Alexandre Queiroz, diretor da Zanthus, a Neos nasceu com alma de startup, mas com repertório de uma empresa que há mais de 40 anos lidera a inovação tecnológica no varejo. "Estamos apostando na parceria para fomentar a educação no país e oferecer ao mercado soluções inovadoras vindas da Universidade, especialmente pela visão analítica e o background dos estudantes da Unicamp nessa área."