O coordenador do grupo que acompanha a implantação da TV digital no país e integrante do Conselho de Comunicação Social do Senado, Fernando Bittencourt, informou na terça-feira (8/8) aos integrantes do conselho que o fórum responsável pela implantação e manutenção do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) deve ser formalizado dentro de quatro meses. A informação foi dada durante a primeira reunião do grupo de trabalho que será responsável pela criação do fórum.
Esse grupo é composto por representantes dos diferentes ramos industriais envolvidos ? fabricantes de transmissores e televisores, entre outros ?, dos radiodifusores, das universidades e institutos de pesquisa e de órgãos governamentais. Uma das intenções do fórum é a promoção do sistema brasileiro para os demais países da América Latina. Bittencourt esclareceu ao conselheiro Geraldo Pereira dos Santos que o fórum deverá ter um estatuto que permita a participação de todas as entidades envolvidas.
Respondendo à pergunta da conselheira Berenice Bezerra, também esclareceu que as inovações relativas à interatividade, isto é, o middleware, serão desenvolvidas no Brasil. Segundo ele, "a interatividade será o desafio para a produção de conteúdo".
Antes de responder às perguntas dos conselheiros, Bittencourt apresentou os principais pontos do decreto que institui o SBTVD, assinado pelo presidente Lula em 29 de junho. O conselheiro lembrou que estão previstos dez anos para a transição completa do sistema analógico para o digital e a criação de quatro canais digitais novos ? um para o Poder Executivo, um de educação, um de cultura e um de cidadania. Ele explicou também que o SBTVD possibilitará a transmissão standard e em alta definição para receptores fixos, móveis e portáteis.
Com informações da Agência Câmara.