O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu nesta quarta-feira (9/6) que as empresas que queiram investir na implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recebam incentivos fiscais para compra de equipamentos, principalmente os que não são fabricados no país.
De acordo com ministro, o Brasil precisará aproximadamente de 20 mil transmissores para cobrir todo o território nacional. ?Já produzimos os transmissores de baixa potencia, mas os transmissores de alta potência precisarão ser importados?, informou Costa. Segundo ele, já existem negociações entre os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para a criação de incentivos. ?Mas até o momento o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não deu nenhuma posição definitiva sobre o assunto?, disse.
O ministro defende que a dedução de impostos deveria ser oferecida no início do processo de implantação do sistema de TV digital. ?Faço uma proposta de que essas empresas, que produzem os transmissores de alta potência, se elas quiserem vir para o Brasil, vamos oferecer um sistema de isenção por algum tempo, para que elas comecem produzindo e depois passem a pagar imposto?, argumentou.
Helio Costa adiantou que a empresa japonesa NEC teria demonstrado interesse em produzir transmissores no Brasil em parceria com outra companhia nacional.
Com informações da Agência Brasil.