Queda do IGP-DI não vai diminuir o valor da conta telefônica, avisa Anatel

0

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou forte desaceleração na passagem de junho para julho. A taxa caiu de 0,67% para 0,17%. Como o índice não serve mais como base para as tarifas telefônicas, a queda não vai influenciar no próximo reajuste, em junho do ano que vem, segundo a Anatel.

A agência explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ?o IGP-DI foi substituído pelo chamado Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), composto por vários índices de acompanhamento de preços da economia, inclusive o IGP-DI, só que com uma participação bem pequena?.

Desde a privatização do setor de telecomunicações, em 1997, até dezembro passado, o IGP-DI foi base para os reajustes. Em janeiro deste ano, foi substituído pelo IST, que leva em conta apenas os custos do setor, e não o de outras áreas, reduzindo o impacto da inflação nas contas de telefone.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9/8), a Fundação Getúlio Vargas atribui o recuo no IGP-DI ao comportamento dos preços no atacado, cuja contribuição é de 60% na composição geral. O Índice de Preços no Atacado (IPA) passou de 1,06% para 0,17% e as principais quedas foram nos preços da cana-de-açúcar (8,57% para 0,21%), soja em grão (4,20% para – 0,47%) e aves (1,72% para -7,58%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que pesa 10% na composição do IGP-DI, recuou de 0,90% para 0,47%, segundo a FGV, em conseqüência do fim dos reajustes salariais em sete das nove capitais pesquisadas.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-DI, registrou alta de 0,06% em julho, ante a deflação de 0,40% em junho. Os preços que mais subiram foram dos grupos alimentação (-1,68% para 0,14%) e transportes (-0,49% para 0,13%).

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.