Geradora de 39% de toda energia elétrica do país e de 65,9% do total das linhas de transmissão, a Eletrobrás, companhia estatal que controla as empresas Chesf, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear, além de metade da Itaipu Binacional, usa o correio eletrônico como uma ferramenta crítica para a produtividade e o desempenho de suas operações.
Por isso, no início do ano passado, quando o uso do e-mail começou a crescer exponencialmente na companhia e junto com ele, a chegada de milhares de mensagens indesejadas (spams), a companhia decidiu reavaliar os procedimentos de segurança do correio eletrônico. ?Diante desse cenário, precisávamos incorporar cada vez mais servidores e mais capacidade nos links de acesso à internet para atender ao aumento do tráfego, que nem sempre resultava em mensagens legítimas para os negócios?, conta Alexandre Faustino, coordenador do grupo de correio e colaboração eletrônica da Eletrobrás.
Com o objetivo de eliminar de vez a grande quantidade de spams recebidos ? cerca de 180 mil mensagens dos 200 mil e-mails que chegavam diariamente ? e permitir que o correio eletrônico atendesse às necessidades da empresa, com toda sua capacidade, a área de tecnologia da Eletrobrás decidiu buscar no mercado uma solução que resolvesse o problema.
Assim, em maio de 2006, a Eletrobrás selecionou a IronPort Systems, entre três empresas concorrentes, para começar um piloto. ?Precisávamos de uma solução que tivesse ótimos filtros de reputação, grande capacidade de processamento de mensagens, baixo índice de falso positivo, facilidade de uso e configuração e também relatórios que nos permitissem acompanhar o fluxo das mensagens?, detalha Faustino.
Depois de um piloto de 30 dias com a solução IronPort, a estatal fez uma licitação e, cerca de três meses depois, em agosto de 2006, o novo sistema já estava em funcionamento na companhia. ?Os excelentes filtros de reputação e os baixos índices de falso positivo foram fundamentais para a escolha?, conta o analista de sistemas da Eletrobrás. Os resultados foram colhidos já nas primeiras semanas de utilização, com o número de mensagens legítimas recebidas caindo para 6% do total anterior, ou seja, apenas 12 mil mensagens válidas por dia, segundo Faustino.
Além da diminuição dos spams e e-mails ilegítimos, que foi percebida imediatamente pelos usuários do serviço de correio da Eletrobrás, a companhia também conseguiu reduzir os custos com investimentos em infra-estrutura de tecnologia, com a administração da plataforma de e-mail e ainda obter uma maior disponibilidade da rede corporativa.
Hoje, a Eletrobrás recebe 230 mil mensagens diariamente, das quais 94% são classificadas pela IronPort como spam. A precisão dos filtros aumentou 40% em relação à solução anterior, e a consolidação dos servidores de e-mail foi de 50%, passando de quatro servidores SMTP e dois servidores para Exchange 2003 para apenas quatro servidores no total. ?Além disso, conseguimos reduzir nosso custo operacional em 25%?, finaliza Faustino.