Ministério quer facilitar acesso à informação em conselhos de saúde

0

Preparar os conselheiros de saúde do país para que possam estar permanentemente atualizados a exercer o controle social é o objetivo de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e o Banco do Brasil. Uma das metas é equipar todos os conselhos inseridos no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde com computadores e promover treinamento em informática.

O secretário de Gestão Estratégica e Participação do ministério, Antônio Alves de Souza, diz que o Banco do Brasil deve contribuir com o treinamento de pessoal e com a doação de cerca de mil computadores usados aos conselhos que aderirem ao projeto.

O ministério já adquiriu 3.170 máquinas, ainda sem data definida para a entrega. A assessoria de imprensa da pasta informa que o projeto já consumiu cerca de R$ 7 milhões. A estimativa é de que sejam investidos mais R$ 6 milhões para finalizá-lo. ?Os computadores novos e usados vão formar a estrutura necessária para que os conselheiros possam estar preparados para o acesso às informações e, com isso, instrumentalizá-los para que possam exercer o papel de fiscalizadores?, disse o secretário.

O principal objetivo do projeto, acrescentou Souza, é levar aos conselheiros acesso à internet, comunicação e informação em saúde. Eles também poderão acompanhar os programas das secretarias de saúde e receber do ministério informações sobre o repasse de recursos federais e o andamento de convênios. Ele lembra que, mesmo que o conselho já tenha um computador, poderá receber o reforço previsto pelo acordo. ?Um conselho municipal tem em média 25 conselheiros. Quanto mais equipamentos tivermos, mais chances temos de democratizar o acesso às informações nesses municípios.?

A distribuição dos computadores tem como base os critérios aprovados pelo Conselho Nacional de Saúde, como a inserção dos conselhos no Cadastro Nacional de Saúde e inclusão digital. Os equipamentos foram adquiridos com base no registro de preço do Tribunal Superior do Trabalho.

Existem hoje no Brasil 5.564 conselhos municipais de saúde e 27 estaduais, além do Conselho Nacional de Saúde. A meta do projeto é oferecer equipamentos a todos os órgãos do país. Cada conselho deve ter representes do poder público local, dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos usuários do sistema de saúde.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.