A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) ampliou sua capacidade de comunicação com a internet comercial. No início deste mês, o enlace do ponto de presença (PoP) do Rio de Janeiro passou de 400 Mbps para 650 Mbps. A última atualização ocorrera há dois meses, quando o PoP do Rio teve o seu enlace com a internet comercial atualizado de 155 Mbps para 400 Mbps.
Um aumento anterior, ocorrido em março, elevou para 1 Gbps a capacidade do circuito existente no PoP de São Paulo, o que faz com que a capacidade de tráfego hoje com a internet comercial seja de 1,6 Gbps, sem contar a troca de tráfego feita com diversas redes no país.
Além dos enlaces com a internet comercial, a RNP possui conexões para redes acadêmicas no país e no exterior. As principais delas, que possibilitam a colaboração de pesquisadores brasileiros com colegas internacionais, somam 1,4 Gbps e são mantidas pela Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e pelo projeto Whren-Lila (Western Hemisphere Research and Education Networks – Links interconecting Latin America).
Segundo a RNP, com a ampliação dos circuitos de internet comercial, será possível ampliar o tráfego no backbone. Há expectativa de aumento de banda para nove PoPs da Rede Ipê, pelo menos, a infra-estrutura de internet avançada operada pela RNP. A maioria deles está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.