Começa nesta terça, dia 10, a ABTA 2010, 18a edição da principal feira e congresso de TV por assinatura e banda larga do Brasil. O evento deste ano terá foco nos debates sobre o futuro do mercado de distribuição de conteúdos, plataformsas convergentes e novos serviços em redes digitais.
O keynote speaker que fará a abertura do evento é Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo. Também falarão na palestra de abertuar o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, os senadores Flexa Ribeiro (presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Senado) e Antônio Carlos Junior, além do deputado Julio Semeghini (vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara). A abertura acontece a partir das 14 horas, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em seguida, às 16:00, acontece um debate com os presidentes da Net Serviços, José Felix; diretor geral do Google no Brasil, Alex Dias; Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat; e Marcelo Lacerda, vice-presidente da Blue Interactive, investidora em operações de cabo e banda larga.
Debate sobre concessões
Também nesta segunda, às 11:00, o conselheiro da Anatel João Rezende falará sobre o trabalho da agência para a abertura de novas concessões de TV a cabo. Antes disso, representantes do BNDES, JP Morgan e BTG Pactual Research falarão sobre as perspectivas econômicas e de financiamento para o setor de banda larga e TV paga.
Mais informações pelo site www.abta2010.com.br .
Debates sobre conteúdo
Na quarta, dia 11 de agosto, o destaque é para as sessões voltadas a questões de conteúdos. A primeira sessão do dia discutirá as perspectivas do PLC 116/2010 (antigo PL 29, que cria novas regras para a TV paga) e a regulamentação de conteúdos convergentes, com presença do presidente da Ancine, Manoel Rangel; do assessor especial da Casa Civil, André Barbosa; Igor Freitas, consultor legislativo do Senado; e Sean Spencer, presidente da associação de programadores TAP. No mesmo dia, executivos das prinmcipais empresas de programação e empacotamento discutirão com operadores de TV paga e portais de Internet os novos formatos de distribuição de conteúdos digitais.
Banda larga
O terceiro e último dia da ABTA 2010, na quinta, dia 12, é dedicado aos debates sobre banda larga. A palestra de abertura será feita por Carlos Kirjner, brasileiro que comandou o processo de elaboração do plano de banda larga dos EUA pela FCC. Em seguida, debate sobre os desafios mercadológicos da banda larga com presença do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, e dos principais executivos das áreas de produtos e serviços da Telefônica, Oi, Net e Acom.
Ao todo a ABTA 2010 terá 27 sessões de palestras e debates, mais de 70 palestrantes e uma feira com quase 100 expositores de tecnologias, serviços e conteúdos para TV por assinatura em todas as plataformas e banda larga.
- Eventos