A Nokia vendeu sua unidade de software Qt para a empresa de software e serviços finlandesa Digia, divulgou o jornal The Guardian nesta quinta-feira, 9. O valor da transação não foi revelado, porém, analistas disseram à publicação que foi uma fração dos 96 milhões de euros que a Nokia pagou pela Trolltech, fornecedora de plataformas e estruturas de trabalho de desenvolvimento de software, em 2008, através da qual adquriu o software Qt.
A venda faz parte da estratégia da fabricante de celulares de vender ativos não essenciais e pode ser reflexo do prejuízo que a Nokia vem registrando em seus resultados financeiros.
As empresas revelaram ao The Guardian que cerca de 125 empregados que trabalhavam no desenvolvimento e licenciamento do software pela Nokia passarão a trabalhar para a Digia.
O software é usado por cerca de 450 mil desenvolvedores para fazer aplicativos para cerca de 70 indústrias. A Digia disse ainda que planeja disponibilizar o software pata desenvolver aplicativos para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, e para o Microsoft Windows 8.