A Apple parece estar projetando o novo negócio de veículos elétricos (EV), que deve se tornar seu motor de crescimento futuro, já que a empresa fez contato com vários fabricantes coreanos de componentes EV, de acordo com informações da imprensa coreana.
Como a Apple segue uma estratégia de não depender de instalações próprias de manufatura para seus dispositivos, a empresa de tecnologia dos Estados Unidos também deve terceirizar a fabricação de seus EVs. A fonte da indústria disse que os fabricantes coreanos de baterias EV e outros componentes poderão se beneficiar da estratégia de negócios da Apple.
"Funcionários da Apple estiveram na Coréia para negociações de negócios com seus parceiros coreanos nos setores de semicondutores e telas. Como visto no negócio de smartphones da Apple, a empresa está procurando parceiros de negócios na Coréia para seus negócios de EV", um executivo sênior da indústria diretamente envolvido com o questão disse ao jornal The Korea Times.
"Sem parcerias com fornecedores coreanos, a Apple não será capaz de completar seu plano de negócios de EV. Até onde eu sei, a Apple conversou com LG, SK e Hanwha, mas as negociações ainda estão nos estágios iniciais." A Apple supostamente despachou membros da equipe de seu projeto de negócios de EV para a Coréia para ter reuniões com representantes do Grupo SK e fabricantes de componentes de automóveis, de acordo com relatórios locais.
É provável que as empresas coreanas de baterias se beneficiem do projeto de EV da Apple devido ao aprofundamento da disputa comercial entre os EUA e a China.
A LG Energy Solution e a SK Innovation já operam ou estão em processo de construção de instalações de fabricação de baterias nos EUA, e a Samsung SDI disse que também está considerando construir uma fábrica de baterias naquele país.