A C&A tem entre os seus desafios a visibilidade de notas fiscais emitidas contra ela. Neste sentido, a Arquivei, startup que entrega produtos e serviços para gestão e análise de documentos fiscais, ajudou nesse processo, garantindo um domínio completo no quesito compliance.
A parceria surgiu há cinco anos, quando a gigante do varejo percebeu que os desafios da área tributária nesse setor – devido à abrangência geográfica e à quantidade de estabelecimentos espalhados pelos estados brasileiros, onde há mudanças de legislação – poderiam ser fatores que impedissem um planejamento estratégico de qualidade. Em média, a C&A emite 100 mil notas fiscais de mercadorias por mês e de 6 a 7 mil notas de serviço. Logo, havia uma necessidade do grupo em recorrer às soluções práticas e automatizadas para não prejudicar o seu crescimento.
De acordo com o Head of Tax and Legal da marca varejista, Thiago Figo, a motivação em fechar o acordo com a Arquivei se deu para otimizar o controle desses documentos. "Muitas vezes os registros não chegavam ao nosso conhecimento, o que resultava em problemas de escrituração", afirma. "Portanto, a colaboração com uma empresa especializada na gestão fiscal foi fundamental para solucionar essa dor que nós tínhamos de visualizar todo conteúdo que havia sido emitido contra o CNPJ da C&A", completa.
Dentre esses conteúdos, estavam documentos que não geram uma obrigação de pagamento, que estão normalmente atrelados às remessas que ficam invisíveis na organização. Além disso, atualmente a Arquivei ajuda a rede de lojas de departamento na recuperação e ressarcimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na substituição tributária, que influencia diretamente na formulação de pedidos corretos para o Fisco.
Segundo Felipe Pinheiro, Gerente Fiscal da C&A Brasil, possibilidades como essa acontecem pela disponibilização de dados de forma estruturada. "Podemos usar essas informações de diversas maneiras, produzindo relatórios, estudos e levantamentos, por exemplo. Ou seja, cria-se uma cultura data driven, que promove um olhar que ultrapassa o operacional e vai para o analítico", diz.
A co-CEO da Arquivei, Isis Abbud, ressalta que desde o início da parceria a varejista tinha como foco extrair insights da inteligência de dados. "Áreas como backoffice, financeiro e tax têm uma forte relação com informações corporativas. A partir do momento que conseguimos transformar esses setores com a automação de procedimentos, é possível pensar em estratégias que vão além da eliminação da burocracia, mentalidade que C&A sempre teve em alinhamento com a nossa", explica.
Colaboração mútua entre as empresas
Rodrigo Gomes, Coordenador de Customer Success da Arquivei, destaca que as visões corporativas similares dos grupos podem ser vistas no dia a dia, com uma relação positiva e saudável. "Sempre foi uma interação próxima e aberta, fruto de uma construção conjunta. Temos uma série de históricos de visitas e reuniões, que colaboraram para a marca ser uma de nossas grandes parceiras e para o serviço que oferecemos hoje, por meio de feedbacks, comentários, sugestões e trocas", detalha.
"Nosso relacionamento com a C&A é extremamente importante, porque é um cliente que só veio a somar desde o início do contrato e da nossa própria história. Trata-se de uma parceria bastante proveitosa para ambas as partes", complementa Abbud.
Por conta dessa colaboração mútua, a expectativa é que o trabalho conjunto das empresas continue, de modo a impactar a maneira de se fazer negócios com os documentos fiscais. "O Brasil é um dos países mais burocráticos que existem, o que torna a atuação da Arquivei um diferencial por solucionar dores do setor, diminuir erros de operação e gerar oportunidades. A assertividade em relação à captura de notas fiscais ajuda o compliance em um objetivo primário e também o leva ao patamar da otimização de dados", conclui Figo.