O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança privada patrimonial do país, tem investido fortemente na implantação de tecnologia integrada para alcançar excelência operacional. Uma dessas tecnologias é o deep learning (uma das bases da inteligência artificial). Os resultados, podem alcançar uma redução de aproximadamente 80% nos alarmes falsos.
A partir de setembro, o sistema será disponibilizado para implantação em clientes do grupo. "O deep learning revelou-se uma excelente opção para diversas finalidades. Além da redução de falsos alarmes, a tecnologia de inteligência artificial, que funciona 24 horas por dia analisando comportamentos de pessoas e cenas, detecta anomalias com muita precisão. O ser humano interpreta comportamentos suspeitos, como invasão de áreas não permitidas, movimentos e ações inadequadas, entre outros, mas a inteligência artificial apreende constantemente por meio da análise de padrões e passa a identificar anomalias após um período de aprendizado e reinforcement", conta Ricardo Bacci, Superintendente de Soluções do Grupo GR.
Segundo Bacci, dentre as grandes vantagens no uso da ferramenta está o fato de que ela propicia times mais enxutos e focados, já que reduz o índice de falsos alarmes, trazendo para a central de operação o problema após análise de todas as variáveis. "Além disso, é uma solução que não depende de grande investimento em equipamentos ou internet. Basta o pagamento de uma mensalidade por câmera em serviço, na maioria dos casos. A depender da extensão do serviço prestado, pode ser necessário adotar um serviço híbrido – parte com um processamento local, parte na nuvem", esclarece.
Além de ser indicado para shoppings, condomínios, indústrias e demais empresas, o sistema pode ser utilizado para segurança colaborativa, segurança do trabalho, captura de imagens e dados em geral.