A NVIDIA anuncia uma ampla iniciativa para desenvolver a Universal Scene Description (USD), a linguagem de código aberto e extensível dos mundos 3D, para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D.
Trabalhando com o criador da USD, a Pixar, bem como com a Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, a NVIDIA fará um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.
"Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais", comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Em sua apresentação especial na SIGGRAPH, a empresa compartilhou as próximas atualizações para desenvolver a USD. Isso inclui suporte internacional de caracteres, o que permitirá que usuários de todos os países e idiomas participem da USD. O suporte para coordenadas geoespaciais possibilitará digital twins em escala de cidade e escala planetária. Além disso, o streaming em tempo real de dados de IoT possibilitará o desenvolvimento de digital twins sincronizados com o mundo físico.
Para acelerar o desenvolvimento e a adoção da USD, a empresa também anunciou o desenvolvimento de um pacote aberto de certificação e testes de compatibilidade com a USD que os desenvolvedores podem usar livremente para testar suas criações em USD e certificar a produção do resultado esperado.
"Além da mídia e do entretenimento, a USD dará aos artistas 3D, designers, desenvolvedores e demais profissionais a capacidade de trabalhar de forma colaborativa em diversos workflows e aplicações enquanto criam mundos virtuais", diz Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e simulação da NVIDIA. "Trabalhando com nossa comunidade de parceiros, estamos investindo na USD para que ela possa servir de base para as áreas de arquitetura, manufatura, robótica, engenharia e muito mais."
Recursos USD de código aberto e líderes apoiando a USD
A NVIDIA está lançando uma coleção de recursos gratuitos para acelerar a adoção da USD, incluindo milhares de elementos artísticos USD desenvolvidos especificamente para abrir a criação de mundos virtuais para usuários sem experiência em 3D. A empresa também está fornecendo centenas de tutoriais on demand, documentação e ferramentas de desenvolvedor para ajudar a espalhar a aprendizagem em USD.
"A USD é uma base do pipeline da Pixar, e está vendo o crescimento rápido desse impulso como um framework de código aberto não apenas em efeitos visuais e animação, mas agora em aplicações industriais, de design e científicas", afirma Steve May, diretor de tecnologia na Pixar Animation Studios. "As contribuições da NVIDIA para ajudar a desenvolver a USD como a base aberta de plataformas 3D totalmente interoperáveis serão uma grande vantagem em todos os setores."
A NVIDIA também anunciou o investimento na criação de plug-ins USD de ecossistemas populares de software 3D para o Omniverse, uma plataforma para conectar e criar mundos virtuais com base na Universal Scene Description. Novas versões Beta incluem PTC Creo e SideFX Houdini, com Autodesk Alias e Autodesk Civil3D, Siemens Xcelerator e muito mais em desenvolvimento.
"A Siemens e a NVIDIA estão se unindo para possibilitar o metaverso industrial onde ocorrerá o futuro do design, engenharia e colaboração", explica Dirk Didascalou, diretor de tecnologia da Siemens Digital Industries. "Estamos empolgados em oferecer suporte ao USD na plataforma Siemens Xcelerator e planejamos colaborar com a NVIDIA na próxima geração do formato."
Na SIGGRAPH, a NVIDIA também reunirá centenas de líderes de engenharia e de produtos do ecossistema USD em conselhos de trabalho para ajudar a alinhar as prioridades de desenvolvimento da USD e obter feedback sobre onde a NVIDIA pode centralizar os esforços de desenvolvimento. Entre as empresas contribuindo e apoiando a USD estão a Adobe, Autodesk, Pixar e Siemens.
"A Autodesk esteve intimamente envolvida no desenvolvimento do USD desde o início como um meio de padronizar a troca de dados 3D em fluxos de trabalho de animação e efeitos visuais", afirma Raji Arasu, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia na Autodesk. " Entendemos a importância da interoperabilidade 3D e já começamos a estender os aplicativos do USD além da mídia e do entretenimento para aplicações de design, engenharia e industriais. Estamos empolgados com o impulso por trás do USD de parceiros como a NVIDIA, que acreditamos que ajudará a entender melhor o conceito do metaverso e todos os fluxos de trabalho que ele desbloqueia para nossos clientes."
Os inovadores em mídia, games, robótica, automação industrial, varejo e setor alimentício já estão adotando a USD como sua linguagem de metaverso preferida, incluindo a Kroger e Volvo.
"A promessa da USD é imensa. Na Volvo, entendemos o valor da descrição de cena 3D aberta, extensível e interoperável imediatamente para nossos projetos de metaverso. Ser capaz de manter ativos como uma única fonte de verdade e trazê-los do mundo real para o mundo virtual será perfeito em aplicações de consumo de internet 3D", conta Mattias Wikenmalm, especialista sênior de visualização da Volvo.