O Brasil tem 71,9 milhões de pessoas em situação de inadimplência, totalizando R$ 264,45 milhões em dívidas, de acordo com o Mapa da Inadimplência do Serasa, de maio de 2023. Para recuperar as taxas de crédito desses clientes, sem prejudicar o relacionamento com eles, muitas instituições têm utilizado o WhatsApp Business Plataform como ferramenta central de comunicação.
O canal de mensageria permite a execução de estratégias eficientes, contando com taxas de leitura e respostas superiores a de canais tradicionais. A iniciativa tem sido eficaz para que os consumidores possam quitar seus débitos de forma mais humanizada e continuarem usuários fiéis.
A ideia é que os correntistas sintam-se acolhidos e tenham seus problemas resolvidos, sem gastos extras para as equipes de atendimento. A estratégia ainda pode contar com uso de chatbots, automatizando algumas etapas da renegociação. Os chatbots costumam ser desenvolvidos por empresas especializadas em relacionamento digital e impulsionam o crescimento das instituições financeiras, aliando agilidade e redução de custos.
Por meio da IA, é possível fazer negociações para manter o bom relacionamento e gerar efetividade nas taxas de recuperação de crédito. Os bots negociam e oferecem possibilidades para sanar débitos.