O potencial do uso de Inteligência Artificial Generativa está promovendo a transformação dos negócios em diferentes setores da economia, principalmente na área financeira, além de acelerar importantes setores do mercado.
O IA Forum, promovido pela TI INSIDE dias 8 e 9 de agosto, promoveu a discussão sobre o futuro da tecnologia, os aspectos legais e adoção em diferentes segmentos de mercado.
O desafio de superar os aspectos legais
O principal desafio do uso da Inteligência Artificial está atrelado às questões envolvendo a regulamentação legal e suas consequências para a sociedade. Se discute um marco regulatório para a IA para que ele não seja impeditivo para a Inovação, e nem ganhe novos contornos, como no caso do ChatGPT, que envolve discussões sobre ética, preconceito, transparência, direito autorial, privacidade, entre outras.
Participaram Maria Inês Dolci, Mestre e Especialista em defesa do consumidor; Priscila Alvarino, Head of Legal na Neo; Loren Spíndola, Líder do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e Marcelo Peixoto, CEO na Minds Digital.
Qual o futuro da IA Generativa
O lançamento do ChatGPT em poucos dias ultrapassou um milhão de downloads e causou um grande impacto em todos os segmentos de mercado com uso de tecnologia de linguagem natural em larga escala, dividindo opiniões prós e contras, devido aos resultados obtidos em pouco tempo e que está sendo incorporado em diversas aplicações. Ela exigirá o desenvolvimento de novas habilidades para tornar o profissional mais competitivo.
Veja a opinião dos especialistas Alexandre Del Rey, fundador da I2AI; Enio Moraes, CIO da Semantix; Sérgio Lopes, CTO e cofundador da Alura e Jhonata Emerick, CEO da Datarisk.
Uso da IA como ferramenta de marketing, comercial, atendimento e vendas
A facilidade de ser criar insights e conhecimento do perfil do consumidor certamente está mudando a estratégia das empresas em relação à abordagem das áreas de vendas, marketing, atendimento ao mercado, pois permite a criação de uma comunicação de forma personalizada, aumentando a eficiência, satisfação dos clientes e a realização de negócios.
Participaram os painelistas Juliano Simões, co-fundador e CEO da CentralServer; Gustavo Koltz, gerente de produtos e delivery da Viasat, INTELIE; Fabiano Cruz, CEO da Alot e Fabiano Falvo, vice-presidente da hypeone.
Como o mercado de capitais está usando IA em investimentos?
Segundo a B3, em 2018, o número de investidores Pessoas Físicas na B3 era de cerca de 700 mil investidores e, em dezembro de 2022, foi atingida a marca de 5 milhões, representando um aumento de mais de 700%. E a IA não fica de fora desse mercado, ganhando cada vez mais protagonismo na bolsa. Na Europa a IA transformou o relacionamento entre investidores e os agentes do mercado financeiro
O painel teve a participação de Tiago Reis, presidente do Conselho do Grupo Suno; Gabriel Meira, sócio na Valor Investimentos; Denis Medina, economista e professor da FAC-SP e Guilherme Assis, CEO da Gorila.
Como IA está transformando o setor financeiro
A inteligência artificial no setor financeiro é um grande fator transformação que ganha cada vez mais protagonismo, depois da criação do Open Finance. As vantagens do uso de IA são inúmeras e funcionam tanto para bancos, seguradoras, fintechs, quanto para o consumidor final, que pode receber propostas personalizadas e atendimento personalizado.
Os painel contou coma participação de André Sonnenburg, Diretor de Produtos Financeiros da Me Poupe!; Dirlene Silva, fundadora e CEO na DS Estratégias & Inteligência Financeira; Bruce Ito, Diretor de Arquitetura da GFT Technologies; Marco Alexandre Garcia, Cybersecurity Services Director (MSS) da Cipher e Eduardo Mecking, Country manager da Beyondsoft.