IA Forum discute o potencial da tecnologia na transformação digital

0

O potencial do uso de Inteligência Artificial Generativa está promovendo a transformação dos negócios em diferentes setores da economia,  principalmente na área financeira, além de acelerar importantes setores do mercado.

O IA Forum, promovido pela TI INSIDE dias 8 e 9 de agosto, promoveu a discussão sobre o futuro da tecnologia, os aspectos legais e adoção em diferentes segmentos de mercado.

 O desafio de superar os aspectos legais

O principal desafio do uso da Inteligência Artificial está atrelado às questões envolvendo a regulamentação legal e suas consequências para a sociedade. Se discute um marco regulatório para a IA para que ele não seja impeditivo para a Inovação, e nem ganhe novos contornos, como no caso do ChatGPT, que envolve discussões sobre ética, preconceito, transparência, direito autorial, privacidade, entre outras.

Participaram Maria Inês Dolci, Mestre e Especialista em defesa do consumidor; Priscila Alvarino, Head of Legal na Neo; Loren Spíndola, Líder do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e Marcelo Peixoto, CEO na Minds Digital.

Qual o futuro da IA Generativa

O lançamento do ChatGPT em poucos dias ultrapassou um milhão de downloads e causou um grande impacto em todos os segmentos de mercado com uso de tecnologia de linguagem natural em larga escala, dividindo opiniões prós e contras, devido aos resultados obtidos em pouco tempo e que está sendo incorporado em diversas aplicações. Ela exigirá o desenvolvimento de novas habilidades para tornar o profissional mais competitivo.

Veja a opinião dos especialistas Alexandre Del Rey, fundador da I2AI; Enio Moraes, CIO da Semantix; Sérgio Lopes, CTO e cofundador da Alura e Jhonata Emerick, CEO da Datarisk.

Uso da IA como ferramenta de marketing, comercial, atendimento e vendas

A facilidade de ser criar insights e conhecimento do perfil do consumidor certamente está mudando a estratégia das empresas em relação à abordagem das áreas de vendas, marketing, atendimento ao mercado, pois permite a criação de uma comunicação de forma personalizada, aumentando a eficiência, satisfação dos clientes e a realização de negócios.

Participaram os painelistas  Juliano Simões, co-fundador e CEO da CentralServer; Gustavo Koltz, gerente de produtos e delivery da Viasat, INTELIE; Fabiano Cruz, CEO da Alot e Fabiano Falvo, vice-presidente da hypeone.

Como o mercado de capitais está usando IA em investimentos?

Segundo a B3, em 2018, o número de investidores Pessoas Físicas na B3 era de cerca de 700 mil investidores e, em dezembro de 2022, foi atingida a marca de 5 milhões, representando um aumento de mais de 700%. E a IA não fica de fora desse mercado, ganhando cada vez mais protagonismo na bolsa. Na Europa a IA transformou o relacionamento entre investidores e os agentes do mercado financeiro

O painel teve a participação de Tiago Reis, presidente do Conselho do Grupo Suno; Gabriel Meira, sócio na Valor Investimentos; Denis Medina, economista e professor da FAC-SP e Guilherme Assis, CEO da Gorila.

Como IA está transformando o setor financeiro

A inteligência artificial no setor financeiro é um grande fator transformação que ganha cada vez mais protagonismo, depois da criação do Open Finance. As vantagens do uso de IA são inúmeras e funcionam tanto para bancos, seguradoras, fintechs, quanto para o consumidor final, que pode receber propostas personalizadas e atendimento personalizado.

Os painel contou coma  participação de  André Sonnenburg, Diretor de Produtos Financeiros da Me Poupe!; Dirlene Silva, fundadora e CEO na DS Estratégias & Inteligência Financeira; Bruce Ito, Diretor de Arquitetura da GFT Technologies; Marco Alexandre Garcia, Cybersecurity Services Director (MSS) da Cipher e Eduardo Mecking, Country manager da Beyondsoft.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.