É inegável o avanço da indústria tecnológica nos últimos anos. Desde o início da digitalização nas últimas décadas, foram muitas as tecnologias que ajudaram as empresas a serem mais inovadoras, competitivas e, consequentemente, bem-sucedidas. No entanto, muitas delas enfrentam hoje um ambiente de TI mais complexo, com muitas ferramentas de diferentes players, quem nem sempre estão integradas adequadamente, se tornando um emaranhado de soluções tecnológicas. Isso dificulta o sistema de ser gerenciado, fazendo-o mais suscetível a vulnerabilidades, baixo desempenho e com uma experiência do usuário prejudicada. Felizmente, há ferramentas que auxiliam no gerenciamento de sistemas complexos, como a chamada de Observabilidade.
A Observabilidade (ou Observability) é uma abordagem que fornece aos desenvolvedores e gestores de sistemas uma visão completa e em tempo real do funcionamento de uma aplicação. Ela vai muito além do tradicional monitoramento de métricas e logs; ela faz uma grande coleta de dados de todas as aplicações e sistemas e os correlaciona, fornecendo uma visão privilegiada do ambiente, oferecendo aos administradores insights até mesmo para antever um problema.
Em um momento em que a infraestrutura de TI está cada vez mais distribuída, a Observabilidade desempenha um papel estratégico. Ela pode ser aplicável para diferentes situações, de microsserviços a aplicações em nuvem. Além destes, alguns dos seus principais benefícios incluem:
- Detecção rápida e precoce de problemas: Por meio da coleta e análise contínua de dados, a Observabilidade identifica anomalias e falhas antes mesmo que elas afetem os usuários. Isso possibilita ação imediata para corrigir os problemas e evitar interrupções no serviço.
- Visibilidade total do sistema: A abordagem fornece uma visão abrangente do sistema como um todo, permitindo entender a relação entre os diferentes elementos para identificar gargalos de desempenho. Isso otimiza o sistema e torna a tomada de decisão baseada em dados concretos.
- Análise de causa raiz simplificada: Com a capacidade de correlacionar dados de diferentes fontes, a Observabilidade identifica a causa raiz com mais facilidade mesmo nos problemas mais complexos, reduzindo o tempo de diagnóstico e acelerando a resolução de incidentes.
- Melhora da experiência do usuário: Ao detectar e corrigir problemas antecipadamente, a ferramenta gera uma experiência do usuário mais estável, resultando em mais confiança por parte dos clientes.
A Observabilidade começou a ganhar destaque no mercado graças à sua eficiência na detecção proativa de problemas (o que antes levava semanas para ser identificado e resolvido, agora pode ser feito em minutos) e na melhoria da qualidade do software. Com isso, as empresas perceberam a necessidade de adotar essa abordagem para garantir um funcionamento mais eficiente de suas aplicações.
Todos aqueles que desenvolvem e gerenciam sistemas complexos devem aproveitar as vantagens dessa tecnologia, que pode ser adotada por diferentes perfis de empresas, de startups a grandes corporações, principalmente para aquelas em que a aplicação é o core do negócio. Ou seja, depende mais do quanto a aplicação é crítica para a organização do que o tamanho ou o segmento o qual ela pertence. Já as áreas de cibersegurança, as equipes de desenvolvimento, de operações e qualidade podem se unir em torno da ferramenta para garantir a entrega de um software de alta qualidade, com mais desempenho e muito mais seguro.
É fundamental destacar que implementar uma ferramenta de Observabilidade requer conhecimento de um parceiro especializado e experiente, que não conheça apenas a tecnologia em si, mas saiba como fazer todo o mapeamento e a coleta de dados para que a solução atenda os desafios de negócios. Ter o parceiro ideal com know-how, capaz de fornecer soluções personalizadas dos principais players do setor, é fundamental para alcançar os objetivos desejados.
Frankllin Nunes, Head de Soluções Cloud na Teltec Solutions.