Depois de ter concluído a compra da operação brasileira da consultoria BearingPoint, a fornecedora americana de soluções e serviços de tecnologia CSC pretende expandir seus negócios no país. A empresa espera que o Brasil passe a representar cerca de 50% de todos os seus negócios na América Latina, se caracterizando como o mercado com maior potencial de crescimento na região. Para isso, a meta é dobrar as operações no país em cerca de um ano, por meio da contratação de 700 funcionários, fechando 2010 com algo em torno de 1,4 mil empregados.
O CEO da empresa, David Booth, confessa que o que mais chamou atenção para a entrada no Brasil por meio da BearginPoint foram os negócios do segmento SAP da consultoria e sua carteira de clientes, e admite que a empresa demorou para entrar no país, visto que já tinha negócios na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Peru e México. Ele justifica, porém, o atraso afirmando que a pesquisa pela compra da empresa certa com a carteira de clientes que mais se ajustasse aos negócios da CSC só teve fim quando, de fato, a aquisição foi feita, em julho passado.
Booth revela que, apesar do grande interesse pelos negócios de SAP da BearingPoint, ela ainda tem "algumas peças faltando" e o principal papel da CSC neste cenário é o de completar esse portfólio.
A estratégia da companhia para o país é aumentar a carteira de clientes e a parcela de mercado por meio dos clientes da BearingPoint, por meio da inclusão de seus serviços e soluções ao portfólio da consultoria. A partir daí, a meta será expandir os negócios, atingindo os segmentos de eletroeletrônicos, serviços financeiros, saúde, setor público, energia química e recursos naturais.
O CEO da CSC ainda se mostrou empolgado em relação ao mercado que o Brasil representa. Ele conta que a América Latina representa apenas cerca de 5% dos negócios mundiais de sua empresa, mas a entrada no país é uma estratégia concreta de fazer esse número crescer rapidamente. No primeiro trimestre do seu ano fiscal de 2010, encerrado em 3 de julho deste ano, a CSC obteve receita de US$ 3,89 bilhões.
Todos os funcionários da operação local da BearingPoint serão mantidos e Adriano Giudice continuará no comando da empresa no país, afirmou Booth.
- Reforço estratégico