Pesquisar diferentes modelos no Google, buscar por reclamações no Reclame Aqui, assistir a vídeos no YouTube, comparar preços de um mesmo produto em várias lojas online ou colocar itens em um carrinho de compras, mas não finalizar a compra. Você certamente já passou por uma dessas fases ao comprar pela internet.
Se a transformação digital facilitou a vida dos consumidores, que possuem uma infinidade de ferramentas e informações à disposição para comprar sem sair de casa, e principalmente sem errar na escolha, ela também tornou ainda mais intensa a disputa de marcas e empresas pela atenção e preferência dos clientes.
Para manter a competitividade, é fundamental que as empresas saibam utilizar o que a tecnologia oferece de melhor a elas: dados. Os rastros deixados pelos consumidores digitais criam um verdadeiro raio-x do seu comportamento e de suas preferências, iluminando o caminho das áreas de Marketing, Vendas, Planejamento Estratégico, entre outros.
Neste cenário, cabe mencionar ainda que não basta apenas obter dados relevantes, mas se torna fundamental estudá-los de forma inteligente. A análise cruzada de dados é uma poderosa ferramenta de Inteligência de Vendas para identificar padrões, expandir o olhar das empresas sobre os clientes e gerar insights importantes para impulsionar estratégias de marketing e vendas e oferecer a melhor experiência de compra ao cliente.
O cruzamento de dados internos e externos, como informações demográficas e hábitos de compra, por exemplo, permite mostrar quais grupos, dentro do seu público-alvo, estão mais propensos a comprar determinado serviço, quanto eles costumam gastar, além do tempo da jornada de compra de cada um.
Hoje em dia, existem ferramentas de automação de registros que podem acelerar processos, diminuir custos e tempo perdido na organização das informações, como também gerar insights voltados para a inteligência de vendas.
O suporte de tecnologias como o Big Data permite a análise cruzada de dados em grandes quantidades com grande eficiência. Se dependesse apenas do trabalho humano, tais processos resultariam em tempo e dinheiro perdidos.
Outro benefício do uso de ferramentas é a agilidade na criação de modelos analíticos. Com elas, é possível estabelecer modelos paralelos de cruzamentos de dados, que utilizam diferentes variáveis e geram insights relacionados a diferentes aspectos do negócio e da jornada de compra de forma concomitante.
Novas dinâmicas de mercado necessitam modelos ágeis de interpretação de informações estratégicas. É preciso trazer respostas rápidas e assertivas para demandas de um cenário cada vez mais volátil. Por sorte, a tecnologia se apresenta como uma valiosa companheira dos profissionais de marketing e vendas no difícil trabalho de atrair novos clientes e manter a fidelidade dos atuais consumidores em meio a tantas opções disponíveis. Sai na frente quem souber utilizá-la a seu favor.
Natan Reiter, VP de Sales Intelligence da Cortex.