A IBM anunciou nesta segunda-feira (9/10) uma linha de software e serviços para construir e expandir uma arquitetura orientada a serviços (SOA). As novas ofertas, baseadas na experiência da IBM no mundo, com aproximadamente 3 mil clientes SOA e 2,5 mil parceiros de negócios, são voltadas para quatro áreas: uso de gerenciamento de processo de negócio (BPM) para explorar os benefícios de uma base padrão SOA; governança como alicerce de SOA; preparação de infra-estrutura de TI para SOA e criação de serviços SOA especializados por segmentos. No total, a IBM está anunciando 27 produtos e 13 novas ofertas de serviços.
A IBM também anunciou os resultados de um estudo feito pelo IBV (Institute for Business Values), denominado ?O Valor do Negócio da Arquitetura Orientada a Serviços?. O relatório destaca que 92% dos clientes SOA da IBM afirmam que a redução de custo foi a justificativa inicial para começar um projeto SOA e que, em média, 51% dos clientes viram suas receitas crescer como resultado de uma estratégia SOA.
?SOA é uma mudança fundamental na tecnologia que continuará a impactar significativamente o negócio?, disse Steve Mills, vice-presidente sênior do grupo de software IBM. ?Com a fase de adoção inicial já ultrapassada, a evolução lógica desse mercado será assegurar que os fornecedores e os clientes tenham os recursos e as habilidades disponíveis para obter o máximo de seus investimentos SOA?, complementa o executivo.
O novo software para acelerar o BPM dentro de um SOA suporta a monitoração das atividades de negócios (BAM) e o gerenciamento dos processos humanos, assim como a criação de painéis de negócios. As capacidades do BAM são fornecidas através da nova publicação do WebSphere Business Monitor 6.02, que, segundo a empresa, permite aos clientes monitorar e ganhar o controle dos processos de negócios para muitos ambientes, permitindo detectar proativamente os eventos que possam afetar o desempenho.
A IBM também anunciou uma nova metodologia de governança de SOA ? com uma série de políticas e processos para assegurar o sucesso de projetos SOA. Essa metodologia está baseada na experiência da IBM com clientes SOA em todo o mundo, consultas nos 11 centros de excelência SOA globais da IBM, e no próprio desenvolvimento interno do SOA da empresa.
Para ajudar a assegurar que os clientes que utilizam SOA possam aplicar os recursos corretos na hora certa, novos serviços de virtualização dos serviços para SOA emprestam as capacidades originalmente criadas para alterar o poder de processamento nos servidores IBM. Esses novos serviços incluem a consultoria de virtualização para SOA, otimização da infra-estrutura da web, serviços de otimização e virtualização e o acelerador para o gerenciamento de serviços de TI.