IBM lança 27 produtos para SOA com foco em quatro áreas de TI

0

A IBM anunciou nesta segunda-feira (9/10) uma linha de software e serviços para construir e expandir uma arquitetura orientada a serviços (SOA). As novas ofertas, baseadas na experiência da IBM no mundo, com aproximadamente 3 mil clientes SOA e 2,5 mil parceiros de negócios, são voltadas para quatro áreas: uso de gerenciamento de processo de negócio (BPM) para explorar os benefícios de uma base padrão SOA; governança como alicerce de SOA; preparação de infra-estrutura de TI para SOA e criação de serviços SOA especializados por segmentos. No total, a IBM está anunciando 27 produtos e 13 novas ofertas de serviços.

A IBM também anunciou os resultados de um estudo feito pelo IBV (Institute for Business Values), denominado ?O Valor do Negócio da Arquitetura Orientada a Serviços?. O relatório destaca que 92% dos clientes SOA da IBM afirmam que a redução de custo foi a justificativa inicial para começar um projeto SOA e que, em média, 51% dos clientes viram suas receitas crescer como resultado de uma estratégia SOA.

?SOA é uma mudança fundamental na tecnologia que continuará a impactar significativamente o negócio?, disse Steve Mills, vice-presidente sênior do grupo de software IBM. ?Com a fase de adoção inicial já ultrapassada, a evolução lógica desse mercado será assegurar que os fornecedores e os clientes tenham os recursos e as habilidades disponíveis para obter o máximo de seus investimentos SOA?, complementa o executivo.

O novo software para acelerar o BPM dentro de um SOA suporta a monitoração das atividades de negócios (BAM) e o gerenciamento dos processos humanos, assim como a criação de painéis de negócios. As capacidades do BAM são fornecidas através da nova publicação do WebSphere Business Monitor 6.02, que, segundo a empresa, permite aos clientes monitorar e ganhar o controle dos processos de negócios para muitos ambientes, permitindo detectar proativamente os eventos que possam afetar o desempenho.

A IBM também anunciou uma nova metodologia de governança de SOA ? com uma série de políticas e processos para assegurar o sucesso de projetos SOA. Essa metodologia está baseada na experiência da IBM com clientes SOA em todo o mundo, consultas nos 11 centros de excelência SOA globais da IBM, e no próprio desenvolvimento interno do SOA da empresa.

Para ajudar a assegurar que os clientes que utilizam SOA possam aplicar os recursos corretos na hora certa, novos serviços de virtualização dos serviços para SOA emprestam as capacidades originalmente criadas para alterar o poder de processamento nos servidores IBM. Esses novos serviços incluem a consultoria de virtualização para SOA, otimização da infra-estrutura da web, serviços de otimização e virtualização e o acelerador para o gerenciamento de serviços de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.