A operacionalização da TV Digital no Brasil pode ser a oportunidade que a indústria de software brasileira esperava para sair do restrito cenário de 20% de participação no mercado nacional.
Segundo Djalma Petit, coordenador-adjunto da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) "a tecnologia pode ampliar consideravelmente as oportunidades, gerando demanda para aplicativos de comércio eletrônico e outros tipos de interatividade a partir da TV.
Ele cobrou do governo, durante a Futurecom, que aconteceu na semana passada, em Florianópolis, um projeto mais claro e que direcione as oportunidades de desenvolvimento de aplicativos à indústria nacional.
Para Petit, a TV Digital no Brasil pode representar para as software houses nacionais as mesmas oportunidades que o bug do milênio gerou às empresas indianas.
Mas ele reforça a necessidade de um comprometimento do governo também com a formação, treinamento e reciclagem de profissionais para essa área.
Esse problema, no entendimento da Softex, pode ser resolvido com os programas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das fundações de amparo à pesquisa, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).